quarta-feira, 2 de julho de 2008

15º - Atitude


Muitas pessoas já ouviram referências a algumas de suas atitudes. Tem pessoas que não consegue progredir na carreira porque não tem atitude. Tem pessoas que progride apesar delas. E Tem pessoas que usa a palavra como escapatória, como se ela fosse auto-explicativa, para não dar maiores explicações. Realmente, hoje em dia atitude é uma palavra abundante em sinônimos. Por exemplo:

 De decisão: “ Precisamos tomar uma atitude”.
 De comportamento: “ Não gostei nem um pouco dessa sua atitude”
 De ação: “São atitudes como essa que fazem um grande vencedor”
 De posição: “Ele está assumindo uma atitude preguiçosa”
 De aceitação: “Você precisa ter uma atitude menos crítica com relação à empresa.”
 De sei lá: “Ah, ela tem , assim,atitude, sabe?”


Atitude é exatamente a mesma coisa que aptidão( a palavra original era “aptitude”). E significa “estar preparado, física e mentalmente, para executar uma tarefa.” Só que , aí a palavra perde completamente o charme. Porque atitude dá a impressão de ser algo muito mais cósmico. No Dicionário Houaiss, a primeira definição de atitude é a maneira como o corpo ( humano ou animal) está posicionado. Atitude seria chama “pose” e sei que muita gente concordará com isso. E por falar em animais, o leão é um que tem atitude. E,como todo chefe, vivia incomodando com os súditos que não mostravam atitude. Principalmente a tartaruga. E disse : “Se você pensar bem, tartaruga, o ser humano nada mais é que um macaco que teve atitude. E veja onde ele conseguiu chegar na carreira.”
E o leão continuou: “Nãoé que queira me gabar, mas veja o meu caso. Em minha casa, quem vai à caça é minha senhora, dona leoa. Além disso, ela cria nossos filhotes. O que eu sei fazer é rugir. Por isso, minha vida se resume a comer bem, e a dar ordens. Sabe por quê? Porque eu tenho atitude.” E a tartaruga, após 45 minutos, assentiu. Já demonstrando impaciência, o leão perguntou se a tartaruga, um hora depois, respondeu: “Sabe, Vossa Majestade? Não quero ser rei. Nem pretendo ser o mais veloz dos animais. Nem o mais bonito, nem o mais forte. Essa é a minha atitude: quero ser o que sou, não o que os outros querem que eu seja. Já disse isso para o seu falecido bisavô. E, um dia, vou dizer para o seu bisneto.” E os dois ficaram se olhando, ambos convencidos de que o outro jamais entenderia o que é ATITUDE. Do mesmo modo que algumas líderes e alguns liderados se olham. Porque um sempre acha que atitude é o que já tem de sobra. E o outro sempre acha que atitude é o que esta faltando.

Nenhum comentário: