quarta-feira, 2 de julho de 2008

14º - O PODER DAS IDÉIAS

CAPACIDADE DE SONHAR. É provável que nenhum empreendedor em todos os tempos simbolize tanto a capacidade de transformar os sonhos em realidade quanto Walt Disney ( 1901-1966). Lá se vão 80 anos desde as suas primeiras criações como desenhista. Mas ainda hoje o seu universo de fantasia seduz crianças e adultos de todo o mundo. O império que formou, cujo faturamento atingiu 22 bilhões de dólares em 2004 9 60 bilhões de reais), inclui parques de diversão, estúdios de cinema e uma universidade.
Para alcançar o sucesso, Disney enfrentou muitos desafios. Seu projeto de erguer a Disnelândia em Los Angeles, na Califórnia, foi particulamente dura de emplancar.” Eu queria fazer um parque de diversões com tudo o que um parque de diversões com tudo o que um parque tem, mas de um jeito novo, dizia. Era difícil para as pessoas visualizarem o que eu tinha na cabeça.
Disney, porém não se abalou. Acreditou em seu sonho e, ao final, conseguiu concretiza-lo. Anos mais tarde, quando lhe perguntaram qual era sua recomendação para alcançar o sucesso, ele respondeu: “Tenha uma boa idéia e persiga-a até que ela se realize do melhor modo.”
Assim como Disney, Steve Jobs, 50 anos, fundador da Apple, a fabricante americana de equipamentos eletrônicos, é um empreendedor cuja trajetória mostra bem o que a capacidade de sonhar pode fazer por você. Num momento em que os grandes computadores dominavam o mercado, Jobs sonhou com um mundo em que cada indivíduo teria a sua própria máquina. Criou um computador pessoal com uma interface gráfica que permitiu a sua transformação num produto de massa. Mudou a História.
Por seu comportamento inquieto, foi taxado de louco, megalomaníaco e chegou a ser afastado da própria empresa. Depois, abriu outro negócio na área de tecnologia, que consumiu 250 milhoes de dólares e deu em nada. Mas em 1997, ao reassumir o comando da Apple resgatou o sonho de não parar de criar. Lançou, recentemente, o iTunes, serviço de músicas pela internet, e o iPod, aparelho portátil com 5.000 músicas, dois grandes sucessos de vendas.

Nenhum comentário: