quarta-feira, 2 de julho de 2008

13º - Seja um agente de MUDANÇAS

Os agentes de MUDANÇAS


Nos últimos anos, empresas do mundo todo vêm se esforçando para estabelecer processos no que diz respeito à governança corporativa, à área de TI, à troca de fornecedores e até a reestruturação de departamentos. Todos esses casos são processos de mudança para os quais é fundamental dispor do que chamamos de agentes de mudança. Quem são eles? São funcionários ou terceiros, sobretudo consultores, que têm uma característica operacional do processo e são sensíveis o suficiente para perceber os efeitos da mudança nos ambientes e nas pessoas da organização. Além de captar o clima, o agente é capaz de agir, por exemplo, para evitar conflitos ou ruídos na comunicação do processo de mudança.
Costumo esclarecer nas organizações onde atuo que um agente de mudanças está formado quando sabe:
 Definir o que é um agente de mudança e quais suas implicações para o processo em questão;
 Mensurar com clareza a capacidade de mudança pessoal e organizacional;
 Conhecer profundamente os principais componentes a utilizar num processo de mudanças;
 Estabelecer objetivos claros e ganhos imediatos;
 Desenvolver uma estratégia para atingir os resultados desejados pela organização;
 Identificar e recrutar dentro e fora da empresa as pessoas apropriadas para efetuar a mudança;
 Comunicar a mudança de forma eficiente, avaliar resultados e celebrar vitórias com a equipe.

Naturalmente, ninguém nasce agente de mudança. O profissional é preparado para exercer esse papel.Por isso, devemos diferencia-lo das pessoas que se julgam aptas a realizar mudanças nas organizações, mesmo sem estar preparadas efetivamente. A principal diferença aqui está no senso de responsabilidade do verdadeiro agente no que diz respeito à mudança em si e ao cuidado com as pessoas que são impactadas por ela. O agente, portanto, não é aquele colega egoísta ou vaidoso do setor que quer resolver as coisas do jeito dele, colhendo os frutos após encontrar a solução de um problema qualquer.

Na verdade, os agentes de mudanças estão resolvidos consigo mesmo. Tanto que sabem desenvolver alianças e pedir ajuda ( por mais que confiem em suas habilidades).

São pessoas que trabalham por um objetivo maior. Por isso, se um agente de mudança não é uma questão de personalidade. Não é também uma questão de liderança. Ser um agente de mudança é principalmente uma questão de consciência, convicção e coragem.Quem tem essas características desempenha um papel decisivo para que a empresa enfrente os riscos e os problemas associados aos processos de mudança, seja qual for a natureza deles. Deste modo, o agente de mudança reduz impactos negativos, naturais a um processo de mudança, e alavanca oportunidades para toda a organização.

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