sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Curitiba/Paraná

INSERIR PESQUISA.

CURSOS DO SEBRAE

O SEBRAE, atualmente, oferece GRATUITAMENTE dez cursos pela internet:

1-Aprender a Empreender,
2-Análise e Planejamento Financeiro,
3-Como Vender Mais e Melhor,
4-D-Olho na Qualidade,
5-Gestão de Cooperativas de Crédito,
6-Atendimento ao Cliente,
7-Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança,
8-Empreendedor Individual,
9-Iniciando um Pequeno e Grande Negócio e MEG - Primeiros Passos para a Excelência.

Se você ainda não fez nenhum deles, é aconselhável que faça primeiro o curso Apreender a Empreender.
Ao final do estudo, estará à disposição dos concluintes o certificado de participação, que o aluno poderá imprimir.

Radios Internacionais

Radio Internacional
Estados Unidos
New York


http://www.radios.blog.br/player.php?codigo=248

Sebrae

pesquisas

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocio-abrir/ideias/integra_ideia?rs=Loja%20de%20moda%20%C3%ADntima&id=F186529B0B3E84968325770700501610&campo=impNeg


Loja de moda íntima
Apresentação do Negócio

Os seres humanos, em especial os do sexo feminino, sempre gostaram de “embelezar” a si próprio, no entanto existia, até bem pouco tempo atrás um tabu muito forte, quase intransponível, em que definia, por força de costume, que as roupas íntimas eram peças necessárias, mas que “jamais” deveriam ser mostradas, portanto, seu design não era tão importante.

Mas com o passar dos tempos, e a contínua vontade de superar tabus, a sociedade, por meio de mulheres mais arrojadas, com auxílio criativo de designers propiciaram uma radical transformação das roupas íntimas.

Assim as roupas íntimas passaram de peças que ficavam geralmente escondidas debaixo das demais peças de roupas, para peças que traduzem conforto, sensualidade e possibilitam as mulheres opções variadas e diversificadas.

A loja de moda íntima deve oferecer uma grande variedade de produtos, pois as mulheres buscam produtos que ofereçam conforto e sensualidade e atualmente até os homens buscam produtos sensuais.

Uma loja de moda íntima deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.


Loja de moda íntima
Mercado

O mercado de roupas íntimas tem apresentado amplo crescimento, em especial devido a evolução contínua de peças de roupas íntimas, as quais são oferecidas peças cada vez mais criativas, diferenciadas e sensuais, construídas com materiais sofisticados que seguem as tendências da moda ora conservadora outras vezes atual. É um mercado que não segue a sazonalidade por isso se torna vantajoso em relação às lojas de roupas.

Em pesquisas realizadas e divulgadas pela revista Poder, a indústria da moda íntima, tanto masculina quanto feminina, vem crescendo a taxas bem mais altas do que o PIB brasileiro. O crescimento anual do segmento é de cerca de 10%, gerando R$ 4,59 bilhões em negócios. Os números do setor são bastante animadores: 13% de crescimento em 2007, comparado com o ano anterior; emprega cerca de 50 mil costureiras em todo o território nacional e representa 9,5% da cadeia produtiva têxtil nacional. Existem no país mais de 8 mil fabricantes de moda íntima, que vende cerca de quase um bilhão de peças por ano.

O mercado de moda íntima está em alta contínua e com arrojo total dos fabricantes, tanto assim que sido montado desfiles em áreas públicas, como por exemplo, a rodoviária de Brasília, que foi palco de um desfile no ano de 2008.

Sendo apresentado ao público modelos femininos e masculinos vestidos apenas com roupas íntimas, o que traduzia em grande sucesso. Esse tipo de ação tem sido contínua, o que aumenta as possibilidades de negócios.

Esse mercado tem movimentado em média anualmente o montante de aproximadamente R$ 3 bilhões.

Loja de moda íntima
Localização

A definição da localização é um ponto muito importante, pois para identificar o local ideal é necessário que o empreendedor defina qual será o seu público alvo e também se seu negócio irá atender os consumidores de varejo, ou atacado ou ainda nos dois pólos.

Esta definição é de fundamental importância, pois caso a opção seja apenas de venda no varejo será necessário que o estabelecimento se instale em algum destes locais e com as seguintes características:
a) Em ruas ou avenidas com grande fluxo de pedestres e também de veículos, num espaço de fácil visualização do seu comércio, bem como tem que oferecer espaço para estacionamento dos clientes ou que pelo menos tenha estacionamento rotativo nas imediações;
b) Galeria de boa visitação de pessoas, principalmente naquelas que oferecem outros tipos de serviços, como, por exemplo, boa praça de alimentação, pequenos serviços de diversos tipos (reparos em roupas, salão de beleza, etc.);
c) Shopping Center.

No entanto se a opção for loja no atacado, a estrutura se altera um pouco, pois neste caso a localização deverá ser direcionada para áreas que tenham uma grande concentração de outras lojas que atuem nesse mesmo segmento comercial e com foco em vários níveis de consumidores, tanto de roupas íntimas quanto de outros segmentos comerciais.

Salienta que a área comercial deverá ser um ambiente agradável, de preferência com boa iluminação natural de forma direta e sem sombras. Não sendo a iluminação natural suficiente, orienta-se que utilize lâmpadas fluorescentes, uma vez que tais lâmpadas iluminam de maneira uniforme, o que irá facilitar e muito a “degustação” visual por parte dos clientes.

Havendo a opção por uma loja de roupas íntimas de forma mista, ou seja, que atue com venda no varejo e atacado, deve-se dotar o espaço comercial em tamanho suficiente para que os clientes possam ser atendidos de forma satisfatória e agradavelmente.

Assim a localização do empreendimento, como dito acima, irá depender da opção do empreendedor, mais nunca perca de vista o público-alvo de seu negócio, levando em consideração hábitos, costumes e poder aquisitivo deste referido público.

Exigências legais específicas

O empreendedor de uma loja de moda íntima deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:

Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.

Visita à prefeitura da cidade em que pretende montar a sua loja de moda íntima para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

Na sequência deverá atentar ao seguinte:
Antes de iniciar a produção o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).

O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.


ESTRUTURA


O tamanho da estrutura de uma loja de moda íntima varia de acordo com o interesse e a expectativa do empreendedor, em relação a capacidade de vendas.

Assim, apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura para uma loja de moda íntima de médio porte, considerando a disponibilização de espaços específicos para exposição dos produtos comercializados na loja, atendimento/vendas, estoque/depósito e área administrativo-financeira.

Os espaços indicados acima devem ser dotados de layout adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue:
a. Exposição dos produtos: espaço dotado de expositores em manequins dos modelos a disposição para comercialização, de preferência em amplas vitrines de vidros voltadas para a área de trânsito de pedestres;
b. Atendimento/Vendas: essa área deve ser ampla o suficiente para a alocação de balcões, cadeiras altas (poucas), tudo para que crie um clima de amigabilidade para a clientela;
c. Provadores: umas três ou quatro cabines para que os clientes possam provar os modelos escolhidos;
d. Estoque/Depósito: esse espaço deverá ser dotado de escaninhos para acomodar os produtos a serem comercializados, separados por tamanho e também modelos;
e. Administrativo-financeiro: esse espaço é destinado à elaboração das tarefas administrativas e financeiras da loja de moda íntima, tais como fechamento do caixa, conciliações das vendas via cheque, dinheiro, cartões de crédito, crediário, contas a pagar, dentre outros. Também serão executadas nessa área as tarefas de controle de estoques, compras e outras atividades de escritório.

Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para instalação de uma loja de moda íntima. Mas como em qualquer outro empreendimento, os departamentos devem ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador, por exemplo, área infanto-juvenil, adulto, devendo ainda ser feito a separação por sexo.

PESSOAL

O quadro de pessoal de uma loja de moda íntima irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Apresenta-se abaixo o quadro de pessoal para uma loja de médio porte, que deverá ser aproximadamente 06 (seis) funcionários:
• Dois vendedores;
• Um estoquista;
• Um auxiliar administrativo;
• Um caixa;
• Um gerente.

Os vendedores, estoquista e o gerente deverão conhecer bem as mercadorias comercializadas na loja de moda íntima.

Ressalta-se ainda que o proprietário do negócio deve estar presente em todas as operações da empresa, principalmente acompanhando a área de vendas e estoque, bem como a parte de gestão administrativo-financeira da empresa.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos necessários para a montagem de uma loja de moda íntima, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:

Área de estocagem
1. Prateleiras em forma de escaninho
2. Balcões

Área vendas
1. Balcão para atendimento
2. Araras
3. Provadores
4. Espelhos
5. Prateleiras em forma de escaninho
6. Estantes
7. Manequim masculino e feminino, infantil e adulto

Área Administrativa
1. Mesas para escritório
2. Cadeiras
3. Arquivo
4. Máquina de calcular
5. Microcomputador
6. Impressora
7. Internet
8. Telefone
9. Fax.

A parte tecnológica para esse segmento empresarial é fundamental, já que os pedidos e respectivo atendimento são todos dotados de nível avançado tecnologicamente. Assim se torna necessário, que o empreendedor dote sua empresa de todo o processo tecnológico disponível para essa finalidade. O controle de estoque é um dos itens mais importantes de uma loja de moda íntima, já que as vendas ocorrem de forma direta, portanto, devem ter o produto em demonstração para ser entregue ao cliente interessado.


MERCADORIAS

Esse tipo de empreendimento trabalha com roupas de moda íntima feminina e masculina, para adultos e crianças, como exemplo cita-se:
1. Feminina: Lingerie:
a. Calcinhas em modelos variados, tamanhos diversos;
b. Soutiens também como modelos variados, com bojo, sem bojo, etc;
c. Camisolas;
d. Pijamas;
e. Shorts de malhas;
f. Dentre outros.
2. Masculina:
a. Cuecas;
b. Pijamas;
c. Dentre outros.

O empreendedor desse segmento empresarial deverá atentar que os consumidores, em especial o sexo feminino, apresentam personalidades diferentes, arrojadas, que exalam sensualidade, dentre outros adjetivos. Portanto, a loja de moda íntima deverá disponibilizar uma variedade de roupas íntimas que atenda os diversos interesses e expectativas das consumidoras, especialmente.

Organização do processo produtivo

Para que se tenha um processo produtivo que mantenha a loja de moda íntima em ordem ao mesmo tempo atenda as necessidades da clientela é necessário estar atento a alguns detalhes:
1. Organizar os produtos de forma fácil de ser localizado e visualizado pelo cliente, tanto nas vitrines quanto nos escaninhos;
2. Ser ágil quando o cliente pedir algum produto;
3. Ter um espaço para mostrar o produto para o cliente;
4. Manter a loja sempre bem limpa e arrumada, com isso o ambiente se torna mais agradável aos olhos do cliente;
5. Estar sempre atento aos produtos do estoque, para que não venha a faltar produtos;
6. Colocar preços visíveis em todos os produtos, para maior praticidade dos clientes.

Ressalta-se que em relação a exposição dos produtos, tanto nas vitrines quanto nas araras deverá receber uma atenção especial. Isto porque devido a grande variedade de cores e estampas, caso não aja uma alocação correta dos

produtos haverá uma grande confusão de cores, o que irá dificultar a visualização e aceitabilidade por parte dos clientes em geral.

Assim deverá ser organizada a distribuição dos diversos modelos e estampas de forma harmônica, segundo o estilo e tonalidades, com a finalidade de montar uma visualização agradável e que desperte o interesse de consumo.

AUTOMAÇÃO

Esse segmento empresarial funciona com um nível de automação relativamente baixo, já que a sistemática deste tipo de empreendimento é basicamente a área de vendas, controle de estoque e administrativo-financeiro.

Assim o investimento em processos automatizados será importante, mas que a empresa conseguirá funcionar com uma estrutura operacional com uma automação baixa. No entanto isto não é recomendado, já que uma empresa automatizada tem, pelo menos em tese, um desenvolvimento operacional e administrativo superior aos concorrentes que não estejam automatizados.

A estrutura de automação de uma loja de moda íntima irá requerer um software integrado, que consiga operacionalizar a área de vendas, estoque e administrativo-financeira.

Com uma automação completa a gestão operacional da empresa se tornará mais simples e ágil.

DIVERSIFICAÇÃO / AGREGAÇÃO DE VALOR

Nesse segmento de mercado diversificar é o ponto delimitador da barreira entre ser um empresário comum ou de sucesso, já que o processo de apresentar peças de vestimentas que se diferenciem no mercado, talvez produzidas exclusivamente por um estilista para serem comercializadas em sua loja, pois são essas inovações em suas roupas íntimas de uso cotidiano ou em ocasiões especiais é que manterá a empresa em constante evidência junto ao consumidor.

Uma das formas de diversificação para a loja de moda íntima será as peças com apelo sexy, que podem, por exemplo, ser colocadas em um espaço discreto onde os clientes poderiam escolher.

Junto a essa área especial, poder-se-ia disponibilizar também alguns brinquedos sexuais, tais como óleos de massagem, outros itens de diversão sensual e sexual, e até livros, tudo com total privacidade, além de poderem optar por atendimento exclusivo e personalizado com hora marcada com vendedoras preparadas para tirar todas as dúvidas sobre os produtos.

Ainda na área de diversificação o empreendedor poderá criar, por exemplo uma área de moda íntima para atender grávidas e mulheres recém operadas.

Também na linha de diversificação o empresário do segmento de moda íntima poderá realizar eventos destinados, normalmente, a noivas, denominados “chá-de-lingerie”. Esse evento se assemelha ao chá-de-cozinha, que é um evento exclusivamente feminino, em que a agraciado com o chá-de-lingerie ao invés de ganhar utensílios domésticos, irá ganhar lingerie.

O empreendedor deverá estar sempre atento as tendências de mercado, expectativa dos consumidores ou mesmo “gerar novas opções de consumo” diante de tais consumidores. Isto porque tem os lançamentos feitos pela mídia, principalmente em novelas e filmes sensuais, em que se apresentam peças de roupas de moda íntima ou conjuntos diferentes. E terá maior sucesso quem seguir a tendência que surge a cada nova estação.

Ressalta-se que o empresário deverá buscar manter em sua linha de mercadorias para comercialização a maior variedade possível de itens de moda íntima, tanto feminino quanto masculino, bem como agregar novos produtos que se interaja com as peças de moda íntima. Isto será o agregador de valor ao seu negócio.


DIVULGAÇÃO

Por se tratar de um item que tem função de embelezamento, tem que ser aplicado um processo forte em divulgação, pois os consumidores irão buscar pela loja de moda íntima que por mais vezes estiverem em contato com seus olhos e seu subconsciente, desde que apresentem peças de moda íntima interessantes, bonitas, sensuais, confortáveis, etc..

Assim o empreendedor deverá recorrer às propagandas de rádio, TV, outdoor, revistas, jornais, folders dentre outros. Como se trata de peças para o ramo de embelezamento, tais propagandas deverão ser bem produzidas. Devendo fazer uso de modelos femininos e masculinos com grande beleza e corpo definido. Por isso mesmo o empreendedor deverá buscar auxilio de profissionais qualificados e com grande capacidade para poder produzir peças publicitárias com nível adequado a cada público que queira atingir.

Outra forma de divulgação é o fornecimento de suas roupas de moda íntima para desfile de modas com foco em sua área de atuação, seja de que nível e localidade forem apresentados.

Ressalta-se, no entanto, que deve-se atentar o estilo de cada público que estará presente no desfile, por exemplo, infantil, jovem ou adulto. Isto porque cada público tem, normalmente, uma opção e conceitos de consumo, portanto, não poderá haver conflitos neste quesito, ou seja, apresentar peças de moda íntima de altíssimo padrão para público de concepções distintas deste universo e o inverso também é real.

Assim o ideal é que esteja sempre assessorado por profissionais que consigam discernir cada evento e local de sua realização e também qual o público que se fará presente, inclusive de que nível sócio-cultural e financeiro pertença.

Neste quesito – desfiles – tanto pode ser fornecido suas roupas para os modelos, bem como o empreendedor poderá montar seu próprio desfile de modas de roupas íntimas, com isto terá possibilidade de atingir um público mais amplo, desde que tal evento seja bem divulgado e que existam convites direcionados ao público que pretenda atingir.

INFORMAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS

Esse tipo de estabelecimento de vendas tem a prerrogativa de optar pelo SIMPLES - Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte ou SIMPLES FEDERAL. Por isso o empreendedor deverá avaliar bem esta opção, pois a mesma poderá ser muito interessante para o seu segmento de negócio. Da mesma forma que dependendo do nível de faturamento, aliado ao volume de seus custos mais despesas, talvez esta opção não venha a ser interessante.

Desta forma, o ideal é buscar um profissional da área contábil para assessorá-lo nos cálculos de identificação da melhor opção tributária para o seu estabelecimento comercial. Isto porque não existe modelo sistemático para assegurar esta decisão, pois o que é bom para uma empresa que tem características similares a sua, poderá não se aplicar ao seu empreendimento e vice-versa.


EVENTOS

SPFW – São Paulo Fashion week
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo/SP
www.saopaulofashionweek.com.br

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
– http://www.abit.org – nesse site encontra-se o calendário de vários eventos na área.

SINDIVEST – Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de São Paulo – www.sindvest.org.br – nesse site encontra -se o calendário de vários eventos na área de confecções.

SINDIVEST/MS – Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado do Mato Grosso do Sul – http://sindvestms.com.br – nesse site encontra-se o calendário de vários eventos na área de confecções.

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – procurar o de sua cidade ou região, pois este órgão normalmente promove vários eventos na área do comércio.

Loja de moda íntima
Entidades em Geral

ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
www.abit.org.br

ABRAVEST - Associação Brasileira do Vestuário
www.abravest.org.br

Associação Francesa de Lingerie
www.federationlingerie.com

ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintética
www.abrafas.org.br

São Paulo Fashion Week
www.saopaulofashionweek.com.br

SINDIVEST – Sindicato da Indústria do Vestuário.
http://www.sindvest.org.br

DICAS DO NEGÓCIO

O candidato a empresário, na área de loja de moda íntima deve entrar neste negócio consciente de que terá que estar presente tempo integral, principalmente no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio.

Ressalta-se também que o empreendedor neste segmento de negócio deve estar muito atento ao que ocorre no mercado de confecções em geral, já que é importante acompanhar o desenvolvimento de novas tendências da moda íntima tanto no Brasil quanto no exterior, com a intenção de direcionar seu comércio no acompanhamento das tendências de mercado e consumo.

Este segmento requerer inovações contínuas sejam estas no oferecimento de peças de moda íntima inusitadas, arrojadas, extravagantes, sensuais, confortáveis, mas também na forma de comercializar seus produtos, por isso faz -se necessário ajustar um conjunto de metas e objetivos a serem atendidos aliados ao projeto de divulgação da sua empresa.

O empreendedor dentro de sua capacidade criativa, pois esta é uma das principais características requeridas para este tipo de empreendimento, deverá validar conceitos de divulgação inovadores, de forma que consiga manter o seu empreendimento em evidência no mercado e perante aos consumidores atuais ou potenciais consumidores.

CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO EMPREENDEDOR

O empreendedor que tender a iniciar uma loja de moda íntima, deve ter algumas características básicas, tais como:
1. Ter conhecimento específico sobre confecções, e em especial na área de moda íntima. Esse conhecimento pode ser adquirido por ter trabalhado na área ou via cursos na área;

2. Esse conhecimento requer habilidades suficientes para identificar os melhores produtos para ser adquiridas e comercializadas em sua loja de moda íntima;

3. Estar amparado nas tendências de mercado, e ser capaz de elaborar mix de produtos que desperte a atenção dos clientes, apresentando sugestões de utilização de roupas moda íntima para o sexo feminino e masculino, tanto para o público infantil, adolescente, jovem e adulto. Por isso se torna necessário conhecer regras de embelezamento tanto feminino quanto masculino;

4. Ser uma pessoa que sempre busca melhorar o nível de seu negócio, tanto com a participação em cursos específicos sobre confecções, quanto de gestão empresarial, pois não basta ter conhecimento de confecções, é necessário também estar preparado para gerir o seu empreendimento;

5. Ter habilidade no tratamento com pessoas tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim com todos que de forma direta ou indireta tenha ligação com a empresa;

6. Ser empreendedor com visão prospectiva, ou seja, atuar com antecipação de tendências, ter visão de futuro no que tange o interesse de consumo e expectativa dos clientes, além de estar sempre antenado com as inovações desse mercado;

7. Além destas características acima listadas, o empresário de loja de moda íntima tem que ser uma pessoa extremamente criativa, sempre com capacidade de sugerir ou mesmo criar formas inovadoras de estilo de se vestir, tendo como foco e objetivo de estar sempre a frente de seus concorrentes.

As características indicadas são apenas direcionamentos, isto não quer dizer que um empreendedor que talvez não se sinta com tais características tenha que desistir de investir neste novo negócio.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Como montar uma loja de lingerie. Disponível em: . Acesso em: 01 fevereiro 2010.

Pólo da moda íntima nova friburgo e região. Disponível em: . Acesso em: 02 fevereiro 2010.

Lingerie agora é roupa principal. Disponível em: . Acesso em: 04 fevereiro 2010.

Balcão de atendimento http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135740347-balco-de-atendimento-cromado-c-vidro-temperado-_JM
Arara http://www.mmexpositores.com.br/produto/154/PRD/Arara-para-lingerie-RT-2-Reguas.aspx
Provadores http://www.mmexpositores.com.br/categoria/48/Provadores.aspx
Prateleira http://www.mmexpositores.com.br/produto/429/PRD/Prateleira-fixa-Steel.aspx
Estante http://www.mmexpositores.com.br/produto/727/PRD/Estante-Balcao-Milano.aspx
Manequim feminino http://www.mmexpositores.com.br/produto/893/PRD/Manequim-feminino-turbinado.aspx
Manequim masculino http://www.mmexpositores.com.br/produto/507/PRD/Duble-Masculino.aspx
Espelho http://comprar.todaoferta.uol.com.br/espelho-160-x-050m-W4XJLIPSKS#rmcl
Calculadora
http://www.americanas.com.br/AcomProd/5359/324861
mesa http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?Codmer=2202805&Midia=12
cadeirahttp://www.gazin.com.br/loja/detalhe.php?cod_P=25281&parc=NTk=&utm_source=Buscape.com.br&utm_campaign=buscape

FIM.

Pesquisas

QUERO ABRIR UM NEGÓCIO

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio

O que você precisa saber para iniciar bem

quero abrir
Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio.

Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.

O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. O site Quero Abrir um Negócio ajuda quem ainda não sabe por onde começar e aquele que já escolheu em que ramo atuar.

Conte com o Sebrae no ambiente online, no atendimento presencial e bom proveito!
Que negócio abrir?

ideia
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, visite os menus Ideias, Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro; descubra o que é preciso ter para montar um negócio; e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.
Vai abrir um negócio?
Para tornar um negócio realidade, é preciso perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios.

Desperte

desperte O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. No menu Desperte o interesse, você encontra conteúdo que lhe ajudará a desenvolver as habilidades necessárias para gerir uma empresa.



Reúna

reuna A seguir, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa. Acesse a página Reúna informações e saiba quais dados pesquisar e como fazer o levantamento.



Conheça

conheça A terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. O menu Conheça o mercado lhe ajudará a construir o plano de negócios e a definir estratégias para posicionar corretamente a empreitada no mercado.



Consulte

consulte Na página Consulte a viabilidade você encontra dicas de gestão financeira e descobre como identificar se o projeto trará retorno financeiro.




Registre

registre A última etapa é registrar o negócio. Visite o menu Registre a empresa e saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento.




Desenvolva habilidades empreendedoras

Empretec
Quer ter o perfil empreendedor e, com isso, ser um empresário de sucesso? Então, faça o Empretec, seminário que desenvolve características empreendedoras nos participantes.

O programa amplia as habilidades de criação e administração do seu negócio. É indicado para empresários e empreendedores que planejam iniciar um negócio ou modificar sua forma de agir.


Cursos ajudam o empresário a ser bem sucedido

O Sebrae possui cursos online e presenciais que ajudam o empreendedor a começar com o pé direito e melhorar a gestão do seu negócio.

Conheça alguns deles: Aprender a empreender; Iniciando um pequeno e grande negócio; e Análise e planejamento financeiro.
Conheça o mercado e planeje suas ações

Plano de Negócios
Como elaborar um plano de negócio

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

Desenvolver o seu é um sinal de maturidade e planejamento - através de seu plano de negócio quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.


Elabore um plano de marketing para sua empresa

Click Marketing
O Click Marketing é uma ferramenta online gratuita para construção e acompanhamento de plano de marketing. Você acessa o seu plano, a qualquer momento, de onde estiver, via internet. Possui dicas e exemplos dos quais os empresários poderão se basear para o preenchimento do plano voltado para o seu negócio. É totalmente gratuito e terá como suporte um tutor, que responderá as dúvidas por e-mail, mediante solicitação. Experimente.




O que o Sebrae pode fazer por mim?

O que o Sebrae pode fazer por mim?
O Sebrae oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão. E ajuda sua empresa a se aproximar de parceiros e clientes. O seu negócio pode ficar mais competitivo e lucrativo.

A instituição possui uma estrutura de atendimento presencial em todo o país, um atendimento telefônico gratuito (0800 570 0800) e forte presença em ambientes online.

O Sebrae atende ao público com a oferta dos seguintes tipos de serviços: capacitação, consultoria, informação técnica, promoção e acesso a mercados e acesso a serviços financeiros.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gestante & Bebê

Gestante & Bebê

http://www.domingoslourenco.com.br/dicas.php

Introdução
Todas as mulheres sonham em ter filhos, mas nem sempre estão preparadas para o que está por vir. O palpite de uma amiga ou o conselho da própria mãe, às vezes mais dificultam do que ajudam a futura gestante. Pensando nisso, desenvolvemos este pequeno manual visando tirar as dúvidas mais comuns que preocupam toda mulher no período de gestação. Na maioria dos casos, dar a luz a uma criança é a coisa mais natural do mundo. Mas para algumas mulheres, é um pouco mais complicado. Você vai ler nas próximas páginas uma pequena abordagem sobre esse estado mágico, que traz tantas transformações e dá um novo tom à vida da mulher.

EXAMES E CONSULTAS

Para grantir uma gestação segura, um parto tranqüilo e sem problemas para você eseu filho, aconselha-se iniciar o pré-natal assim que a gravidez for detectada.

A finalidade do médico é orientar para uma gestação saudável e livre de infecções, prevenir o parto prematuro orientando também para o parto normal e o aleitamento natural. (OMS 1950).

No oitavo e nono mês, as consultas podem se tronar mais freqüentes: a cada duas semanas no oitavo mês e uma vez por semana no último mês.

Na primeira consulta, seu médico irá iniciar um histórico para acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento do bebê. Algumas perguntas são muito importantes para avaliar sua rotina, bem como os riscos para a gestação, como por exemplo: atividades profissionais, doenças pré-existentes, consumo de medicamentos, gestações anteriores, histórico familiar, entre outras. Palpar o abdômen, auscultar o coração e os pulmões, pesar e medir sua altura são alguns dos primeiros exames que o médico fará.

Durante a gestação alguns exames são solicitados,uns de rotina e outros se necessário.

No pré-natal de baixo risco a gestante deve ter retornos mensais até a 32ª semana.

DICAS
• Evite discussões e qualquer tipo de agitação que não seja positiva, pois o bebê sente tudo.
• Alimentos ricos em Zinco contribuem para o bom desenvolvimento do bebê. São encontrados em farelos de trigo, aveia, farinha de trigo integral, levedo de cerveja, sementes de gergelim, gema de ovos (bem cozida) e em alguns queijos como o Edam e o Cheddar.
• Não é apenas em função do bebê que a mãe precisa ficar de olho no calendário de vacinação. A gestante também precisa saber quais remédios e vacinas podem ou não tomar durante a gestação.

EFEITOS E BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ

A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física, podemos citar os principais benefícios biológicos do exercício durante a gravidez, tais como:

• Menor ganho de peso e adiposidade materna
• Diminuição do risco de diabetes
• Diminuição de complicações obstétricas
• Menor duração da fase ativa do parto
• Melhora a capacidade física
• Melhora na sensação de bem-estar
• Diminuição da sensação de isolamento social
• Diminuição da ansiedade e do stress
• Diminuição do risco de depressão
• Menor tempo de hospitalização
• Diminuição na incidência de cesárea

As principais precauções a serem tomadas se relacionam com o terreno, a temperatura ambiente, o calçado, o aquecimento e esfriamento, a hidratação e especialmente se evitar as fases anaeróbicas (períodos de curta duração e alta intensidade), a exaustão e a fadiga.

DICAS
• A mulher já habituada a correr ou fazer “jogging” antes da gravidez, pode continuar seu programa modificando a intensidade e velocidade à medida que a gestação avança.
• Exercícios na água, como a natação, são uma grande alternativa, sendo uma atividade com bom componente aeróbico, pois o peso corporal é aliviado e não há sobrecarga articular (impacto), características consideradas mais apropriadas durante a gravidez. Nestes casos o fundamental é manter a temperatura do ar e da água confortável e nadar de acordo coma as habilidades.

A GESTAÇÃO

O que acontece durante 40 semanas?

A duração média da gravidez, calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, é geralmente de 280 dias ou 40 semanas (10 meses lunares). A data provável para o nascimento é só uma previsão; poucos bebês nascem no dia exato.

As primeiras quatro semanas
O 1º mês de gravidez transcorre de forma natural. Quase nada é alterado, a não ser a suspensão da menstruação e possível dores nas mamas.

Quinta Semana
O corpo começa a apresentar pequenas transformações. As mamas aumentam de volume, um tanto doloridas à apalpação, e o hormônio característico da gravidez, Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), já circula no organismo. A placenta começa a se formar e através dela o bebê vai alimentar-se durante toda a gravidez.

Inicia-se a formação do cérebro e do coração. O embrião já mede 3mm. As unhas da mamãe podem ficar mais resistentes por causa das alterações hormonais.

Sexta Semana
O embrião mede cerca de 6mm e o cordão umbilical está desenvolvido, e por volta do 43º dia o seu minúsculo coração começa a bater. A mamãe passa a sentir cansaço, sonolência enjôos, náuseas, desejos por alguns alimentos e repulsa por outros.

Sétima Semana
O bebê já mede por volta de 1cm, mas ainda é denominado embrião. A coluna dorsal se desenvolve e surgem, nessa fase, as bases da medula espinhal e do cérebro. Já é possível ver a íris, as narinas e uma perfuração que resultará na boca.

Oitava Semana
Medindo 2cm o embrião já ganha formas. Constata-se o início da formação da área dos olhos, boca e sinais dos braços e mãos. Duas vezes mais do que o da mamãe, seu coraçãozinho bate cerca de 140 vezes por minuto.

Nona Semana
Considerado como feto a partir desse período, já está aproximadamente com 3cm. Nessa fase, estão sendo constituídas as partes internas das orelhas bem como os dois orifícios que darão origem às fossas nasais. Os pulmões e os intestinos já encontram quase integralmente formados e o cérebro se desenvolve tanto, que torna-se desproporcional ao tronco.

Décima Semana
Apesar de se parecer ainda com um peixinho, o feto mede em torno de 4cm e tem 5g de peso. Os órgãos internos encontram-se nos lugares certos e já estão visíveis os órgãos genitais, as articulações dos cotovelos, bacia, joelho e ombros. O coração embrionário está completamente desenvolvido.

DICAS
• Durma pelo menos 8 horas por noite.
Ao repousar, ponha as pernas em posição mais elevada, ou então use meias elásticas. Isto alivia as dores provocadas pelo intumescimento vascular, fenômeno normal durnate a gravidez.
• Nos últimos meses de gestação, saia sempre acompanhada.

Décima Primeira Semana
O útero aumenta de tamanho para acompanhar o desenvolvimento do feto e para felicidade da futura mamãe, a barriguinha inicia seu crescimento. O feto movimenta-se um pouco mais, e já pesa 10g e
mede 5cm.

Décima Segunda Semana
Nessa fase, a respiração da mamãe torna-se mais rápida, a digestão mais vagarosa, podendo ocasionar prisão de ventre, e uma freqüente vontade de urinar se faz presente. Porém tranqüilize-se, pois os riscos de aborto diminuem sensivelmente.

Os cuidados com a pele e as gengivas devem merecer mais atenção, considerando inclusive visitas mais periódicas ao dentista. O feto deverá medir 8cm e pesar 12g e, em função de seu desenvolvimento, o útero poderá ter aumentado 10cm de largura.

Décima Terceira Semana
Ao final desse período, o feto mede por volta de 9cm e pesa cerca de 14g; os órgãos internos já estão completamente formados e funcionando, dando início agora à fase de maturação. Já é capaz de realizar movimentos de um braço ou uma perna ; chuta, dobra os dedos, vira o pé, enruga a testa, coça a cabeça e até abre a boca. O seu pequenino coração já assume a função de bombear o sangue para todas as partes do seu corpo. O equilíbrio hormonal da mamãe a partir desse momento traz uma sensação de estabilidade e maior energia.

DICAS
• Nessas doze semanas, procure dedicar seu tempo para ler sobre o assunto e preparar seu espírito para uma gestação tranqüila e feliz. Ainda não é hora para iniciar os preparativos referentes a decoração e enxoval. Aproveite para curtir o momento e dividir essa alegria com as pessoas queridas.
• Um curso de orientação para mamães iniciantes é recomendável. Leve o papai se possível.

Décima Quarta Semana
Com seua dedinhos plemnamente formados, as unhas começam a a parecer. O trabalho de coordenação entre os músculos e o cérebro se inicia , e o feto passa a urinar todo líquido amniótico que engole, sendo renovado em média a cada três horas. Nesta semana, pesa por volta de 15g e mede 10cm. A mãe sente seu coração bater mais forte e mais rápido para bombear um volume maior de sangue no corpo.

Décima Quinta Semana
A futura mamãe nota que seu peso está nitidamente aumentando, mas para seu consolo, nessa fase os enjôos tendem a desaparecer.

Décima Sexta Semana
É nesse período, entre a 16ª e a 22ª semanas, que uma real presença da existência do bebê começa a ser notada, através do tal famoso primeiro “chute”, devido à capacidade de movimentação de pernas e braços do bebê, que já deve ter cerca de 30g de peso e 12cm de comprimento.

Décima Sétima Semana
É conveniente que a mamãe converse muito com seu bebê nessa fase, já que o feto inicia sua percepção aos ruídos e consegue diferenciá-los do som da voz de sua mãe. Por incrível que pareça, também identifica os tipos de músicas, sendo aconselhável ouvir as mais calmas e de cadências suave. Evite situações traumáticas ou de pânico.
Isso pode vir afetar o estado emocional do feto. Os músculos do bebê tornam-se mais fortes; uma pequena e fina penugem começa a crescer sobre o corpo; os dedinhos adquirem impressão digital e, os cílios e sobrancelhas iniciam seu crescimento. Nesta fase, através da primeira ultra-sonografia, talvez seja possível saber o sexo do bebê, que já pesa 100g e mede 14cm.

DICAS
• A vitamina C ajuda na absorção do Ferro que vem das plantas, quando ingeridos ao mesmo tempo. Portanto aumente o consumo dos alimentos ricos nesta vitamina, quando você ingerir fontes ricas em Ferro de origem vegetal.
• Os alimentos ricos em vitamina ricos em vitamina C são:
- Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
- Hortaliças: brócolis, pimentão verde, tomate, aspargo, couve-flor, entre outros.

Décima Oitava à Vigésima Semana
O feto já é capaz de escutar o som do próprio coração e do sangue que ocorre no cordão umbilical. Seus movimentos agora são conscientes, mudando de posição e respondendo a estímulos externos como luz e som. E como cresce! Já está com 16cm e pesando aproximadamente 250g.

Vigésima Primeira e Vigésima Segunda Semana
Medindo por volta de 20cm e pesando em média 300g, os sentidos do bebê se desenvolvem e ele passa a tocar o rosto, mexer as pernas, braços e cabeça e pôr o polegar na boca. A mamãe sente com maior intensidade os pontapés e cotoveladas do bebê, que às vezes são tão incômodos quanto as dores nas costas, provocadas pelo peso na barriga e pela dificuldade em manter a coluna ereta. Mesmo assim, esse é o melhor período da gestação, que invariavelmente vai até a vigésima sétima semana, proporcionando maior conforto, sem as náuseas do início e o cansaço característico das últimas semanas de gravidez.

Devido a disposição da melanina (pigmentos marron-escuros ou pretos de estrutura animal ou vegetal que fornecem cor à pele) podem surgir nessa época as manchas de gravidez (cloasmas).

Vigésima Terceira Semana
O feto já está com 22cm e pesando 450g. O útero da mamãe já treina para o parto, com espasmos irregulares e indolores chamados contrações de Braxton Hicks, que somem quando a mulher se movimenta.

Vigégima Quarta Semana
Ao final da 24ª semana a estrutura ainda continua se desenvolvendo, mas o feto agora mais forte, começa a dar chutes esocos no útero. Pernas, pés e tórax já são bem visíveis à ultra-sonografia. O bebê agora está medindo 25cm e pesando 500g.

Vigésima Quinta à Vigésima Oitava Semana
O feto adquire uma camada grossa de gordura que se instala em alguns depósitos próprios. Os pulmões começam a se formar e o cérebro se desenvolve rapidamente. Quando entra na vigésima oitava semana o feto já tem chance de sobreviver fora do útero da mãe, mas sua gordura é insuficiente para deixá-lo aquecido e teria de ficar numa incubadora.

Vigésima Nona à Trigésima Segunda Semana
A partir dessa fase, mamãe deve redobrar seus cuidados e estar preparada para o caso do bebê ser “apressado” e querer vir ao mundo desesperadamente. O feto pode medir 30 a 35cm, com peso aproximado de 1,0 a 1,5kg e seus movimentos sentidos a todo momento. A barriga da futura mamãe já possui um tamanho consideravelmente grande e, como conseqüência do aumento de peso podem aparecer as varizes e inchaços nos pés, mãos e rosto, já que o sangue circulante nas veias encontra alguma dificuldade de retorno ao coração. Para amenizar tais indisposições, procure sentar-se com a coluna reta.

Trigésima Terceira à Trigésima Sexta Semana
Período em que o organismo da futura mamãe trabalha em ritmo acelerado, gastando em torno de 20% mais de energia para respirar e realizar funções normais do dia-a-dia. O incômodo da barriga é evidente. O bebê tem reduzido espaço para seus movimentos, empurrando tudo que o atrapalha, podendo ocasionar uma pequena dor nas costelas, coluna e quadris da gestante. O feto na 36ª semana encontra-se com peso aproximado de 2,5kg a 2,7kg e medir cerca de 46cm.

Trigésima Sétima à Quadragésima Semana
Próximo à reta final, o feto busca a posição para o parto, adentrando a bacia e voltando sua cabeça para a pélvis da mamãe. Geralmente medindo 48cm e pesando em média de 3,0 a 3,5kg, ao término da 40ª semana o bebê está preparado para o nascimento.

DICAS
• Importante: Nunca tome nenhum medicamento que não seja recomendado por seu médico, por mais inofensivo que “pareça” ser.
• Evite o contato com animais (risco de toxoplasmose)
• Não coma ovos crus ou cozidos ligeiramente (risco de envenamento por salmonela).
• Evite queijos moles e patês (risco de listeriose).
• Cuidado com elementos químicos encontrados em tintas e conservantes de madeira além de vapores exalados de solventes, tais como produtos de limpeza líquidos e adesivos.

O QUE VOCÊ PODE E NÃO PODE FAZER DURANTE A GESTAÇÃO

Não se preocupe, estar grávida não é estar doente. Caso sua gravidez transcorra normalmente, o sexo, bem como esporte e outras atividades, são permitidos.

O bebê fica protegido pelo líquido amniótico, pela placenta e por uma mucosa que fecha o colo do útero. Caso haja algum risco do aborto ou do parto prematuro, há restrições e a melhor coisa é pedir ajuda ao seu médico para esclarecer dúvidas.

Uma gestação sem intercorrências não é motivo para restringir a atividade sexual. O sexo durante a gravidez, com penetração, pode aumentar a sensação de amor, intimidade e união entre o casal. Muitas mulheres sentem aumento do desejo sexual durante a gravidez, principalmente durante o 2º trimestre; isto se deve ao intenso aumento dos hormônios sexuais e do aumento da criculação sanguínea na região pélvica, fazendo com que os genitais fiquem mais sensíveis, portanto aumentando a sensação no estímulo sexual.

DICAS
• Não tenha medo de conversar e colocar claramente suas dúvidas e inseguranças junto ao companheiro. Uma conversa com seu ginecologista também pode ajudar muito.
• É normal, no momento do orgasmo, a barriga ficar dura, e o bebê nos meses mais próximos ao nascimento, tanto pode ficar quieto, quanto se movimentar muito.
• O sexo só deve ser abandonado, quando provocar algum tipo de dor (barriga, vagina,etc) ou quando ocorrer sangramento. Nesses casos, a gestante deve procurar o mais rápido possível, ajuda médica.

ALIMENTAÇÃO E HIGIENE ADEQUADAS

Com relação à orientação alimentar da gestante, é importante lembrar que na alimentação o que interessa é a qualidade e não a quantidade de alimentos ingeridos.

O ideal é manter uma alimentação balanceada entre carboidratos, vitaminas e minerais.

Em geral, se a paciente já se alimenta bem, é recomendável complementar com um litro de leite, e 1 ovo por dia.

A alimentação deve ser rica em frutas, legumes e verduras.

De preferência, dividir em 6 refeições por dia, evitando grandes períodos em jejum. O álcool deve ser evitado. O fumo é um agressor letal, sorrateiro e perigoso, devendo ser completamente abolido na gestação. E se possível pelo resto da vida.

O aumento ideal de peso, atualmente, está permitido entre 10 e 12 quilos. Ganhos menores de 9 e acima de 15 quilos aumentam o risco pré-natal.

Roupas adequadas para a estação, sapatos baixos (saltos de atá 3cm), sutiãs justos mas não apertados, e principalmente, a meia elásticas de média compressão para gestantes, devem fazer parte do vestuário da grávida.

DICAS
• Algumas vezes o desempenho sexual dos casal não retorna da mesma forma, ou com a mesma intensidade. Isso é normal, afinal uma modificação muito grande aconteceu e o foco da vida muda com a chegada do bebê.
• Com relação à pele, deve-se evitar tomar sol sem protetores solares, para que não apareçam manchas escuras, uma vez que a pigmentação está aumentada na gestação.
• Deve-se, desde o início, controlar a ingestão de farináceos, frituras e doces.
• Óleos e cremes têm pouco valor na prevenção de estrias, mas podem ser usados.

O ENXOVAL DO BEBÊ

É bom já deixar pronto pelo menos um mês de antecedência à chegada do bebê.

Outra coisa importante é a mala que você irá levar para a maternidade. Ela precisa ser escolhida com cuidado, calma, atenção e muito para que nada falte ao seu bebê na maternidade.

O PARTO

Pronto chegou o dia. Você pode estar ansiosa em ver o rostinho do seu bebê e isso é completamente normal.

A hora tão esperada chegou! Após essa convivência tão intensa e iunesperável, a mamãe conhecerá, enfim, o rostinho do filho.

Na primeira gestação, o trabalho de parto dura em média, oito horas. Os primeiros sinais são a perda do tampão mucoso, que pode ter aspecto sanguinolento, e o aumento progressivo das contrações (duram até 60 segundos).

Vá para a amternidade após as primeiras evidências.

Mas o melhor a fazer agora é manter a calma e relaxar. Assim você só terá a ganhar no momento do parto.

Existem muitos fatores que anunciam a vinda do bebê, mas o principal deles é o rompimento da bolsa.
Quando ocorreer você sentirá um jato d’água escorrer como se estivesse urinando. Neste momento ligue para seu médico, informe-o sobre suas contrações, marque o tempo delas e vá para materindade.

Quando chegar à maternidade, você e seu bebê serão submetidos a alguns exames de rotina e o médico irá perguntar sobre as sua contrações

DICAS
• Na hora do parto respire da forma indicada pelo médico, concentre-se nesta respiração, confie e siga todas as orientações dos especialistas.
• Os primeiros sinais são as contrações uterinas. A barriga fica toda endurecida entra 45 segundos e um minuto. Essa sensação se repete a cada cinco minutos, tornando-se mais freqüente e acompanhada de uma cólica, muito semelhante à menstrual, localizada no púbis e nas cadeiras.
• O colo uterino se dilata conforme vai se aproximando o momento do parto. O muco que ocupa o canal do colo costuma escorrer (é como um catarro) com algumas estrias de sangue.
• Pode acontecer também a ruptura da bolsa d’água. Neste caso, a grávida perde, de forma incontrolável, uma quantidade enorme de um líquido claro.
• Fique alerta para estes sinais:
- Sangramento independentemente das características ou da quantidade, avise seu médico.
- Febre - pode ser causada por uma doença infecciosa perigosa para o feto. Entre em contato com seu médico o mais rápido possível.
- Dores no ventre e ardência ao urinar: uma infecção urinária que não é diagnosticada e fica sem tratamento, pode levar a um aborto no início da gestação. Mais para frente, o risco é de um parto prematuro.
- Quando estiver na sala de parto siga as orientações do obstetra, concentre-se em sua respiração e boa sorte para você e seu bebê!

TIPOS DE PARTO

O tipo de parto a ser escolhido é uma decisaõ muito importante e você deve conversar com seu médico sobre isso. Ele saberá avaliar, a apartir de alguns critérios, o mais indicado para o seu caso.

• Parto Normal
O mais indicado e com maior grau de benefícios, tanto para a mamãe quanto para o bebê. A gestante é colocada em posição ginecológica, ou seja, deitada, com as pernas abertas e suspensas lateralmente. Em grande parte dos casos, administra-se a anestesia peridural, que ameniza a dor, sem diminuir a sensação das contrações ou do trabalho de parto.

Às vezes, faz-se necessário um pequeno corte na entrada da vagina, para facilitar a passagem do bebê e conservação da pele e músculos da mulher.

• Cesariana
Depois do parto normal, a cesariana é a técnica mais usada em parto. Normalmente é marcada com antecedência e utilizada caso haja algum tipo deproblema com a gestante ou com o bebê.

Para sua realização, aplica-se a anestesia, geralmente a peridural obstétrica, entre duas vértebras lombares, em uma região da coluna denominada peridural. O adormecimento ocorre por cerca de 7 a 10 minutos após sua aplicação podendo durar por até 2 horas.

O médico dá início ao seu trabalho, cortando por volta de 10cm a pele próxima ao púbis e mais sete camadas de tecido até chegar ao útero materno.

Parto Induzido
Algumas vezes a gestação chega ao final e a mulher não manifesta nenhum sintoma de trabalho de parto. O médico nesses casos, examina a gestante e o bebê, verificando as possibilidades de induzir (provocar) o parto.

Na gestante, a análise é feita através do exame de toque vaginal e no bebê, uma verificação do batimento cardíaco, por meio de sonar, estetoscópio ou da cardiotocografia.

Em condições favoráveis, a indução é realizada por meio de injeção de um hormônio (ocitocina) na veia da mulher, diluído em solução fisiológica, com gotejamento constante. Como conseqüência, o organismo da gestante pode reagir, e entrar em trabalho de parto, sendo possível a realização do parto normal. Esse mesmo processo de indução, é utilizado quando o trabalho de parto é espontâneo, mas sofre alterações nas contrações. Neste caso, recebe o nome de aceleração do parto.

DICAS
Para a criança, a voz de sua mãe é a melhor música que há. Elas aprendem melodias quando alternamos tons e timbres em nossa maneira usual de falar.
Por mais envolvida que você esteja com seu bebê e com toda a novidade da situação, não deixe de se cuidar: pele, unhas e cabelo. É importante que você se sinta bem consigo mesma e tenha uma boa aparência. É muito fácil para a mãe quando tem um novo filho, esquecer-se que ela própria precisa de cuidados.
Sob efeitos da depressão, as mulheres podem expressar-se em lágrimas ou agressividade. Seus parceiros no entanto, têm dificuldade em reconhecer a hostilidade como sintoma depressivo e reagem na mesma moeda, piorando a situação.
É Importante não se cobrar demais e procurar descansar ao máximo já que, uma vez em casa, a rotina será, com toda certeza, puxada.
Providencie com antecedência, uma lista com os nomes e telefones das pessoas que devem ser avisadas quando o bebê nascer. Deixe-a com seu marido ou com um parente que ficará encarregado de dar os telefonemas.
Os especialistas dizem que as mães devem retornar ao trabalho só depois de três meses.

O PÓS-PARTO

Cuidados com o bebê

Ficar ou não com o bebê no quarto da maternidade é uma decisão difícil para muitas novas mamães. Se por um lado seu bebê acabou de nascer e você não quer se sepparar dele por nada no mundo, por outro seu corpo acabou de passar por uma experiência extenuante e precisa de descanso para se recuperar.

Não há uma escolha ideal e cada casal deve examinar os prós e contras de cada opção.

QUANDO ELE CHEGAR EM CASA

As primeiras semanas com um recém-nascido podem ser difíceis, já que leva algum tempo para que mãe e bebê “se entendam”.

A chegada do bebê em casa é repleta de sentimentos contraditórios. Por um lado você sesente feliz de trazer o novo membro da família para o lar, mas por outro pode se sentir bastante insegura em como se cuidar dessa criaturinha aparentemente tão frágil, especialmente se esse é seu primeiro filho.

Sabemos que a chegada de um novo membro à família é motivo de uma grande alegria.

DICAS
Fragilidade da moleira: mito ou realidade; nossas avós e até mesmo mães, sempre nos ensinaram que com moleira do recém-nascido devemos tomar muito cuidado, dada a sua fragilidade. Entretanto, o fato não é bem este, pois esta região pode ser tocada, acariciada e lavada normalmente. O fato é que a compressão não é aconselhada, pois a camada frágil do couro cabeludo é a única proteção do cérebro do bebê, já que somente no décimo-oitavo mês os ossos da cabeça se fecham, fazendo com que a moleira desapareça.
Uma dica das nossas avós que continua valendo é que através da moleira, podemos detectar desidratação ou meningite. Quando há desidratação, a moleira fica afundada e quando há meningite, fica abaulada. Fique atenta!
AMAMENTAÇÃO

A importância e o jeito correto de amamentar.

A mulher prática e moderna tem se perguntado: “Por que amamentar?”, Alegando a falta de tempo e supervalorizando as dificuldades iniciais que podem advir com o aleitamento.

Antes de mais nada, é preciso que as mães realmente sintam-se motivadas e acreditem que amamentar é a melhor opção. O ideal é que esta certeza exista ainda durante a gestação, onde devem ser tomadas várias medidas que visam preparar o peito para a amamentação, como por exemplo, exercícios de preparação dos mamilos que os adaptam para a sucção do bebê no ato da mamada, uma vez que mamilos despreparados, podem dificultar a amamentação, ou mesmo fazer com que a mãe desista de amamentar seu filho.

Para que isto não aconteça, a mãe deve acreditar no poder da amamentação quando seu filho ainda estiver no ventre, para que tenha todo o período da gestação para preparar as mamas e sua mente, contribuindo para o sucesso da amamentação.

Muitas são as vantagens que a amamentação pode trazer para o bebê e para a mãe.

Aprenda a amamentar

A amamentação pode ser uma das fases mais significativas da relação mãe e filho. É atravé desta interação íntima que se constrói o vínculo, o apego, o afeto e o amor tão necessários para o crescimento e desenvolvimento pleno do lactente.

O toque pele-a-pele, o calor, o olho-no-olho, o cheiro, a voz e o gosto de mãe são estímulos que fazem com que o bebê que mama no peito sinta-se mais seguro, confiante e feliz.

Ao contrário do que muita gente imagina, o aleitamento não é algo “automático”; é uma habilidade, uma prática cultural que precisa ser aprendida, protegida e recuperada. (Por isto é que existe a SOS Amamentação). Durante o pré-natal as mamas precisam ser examinadas para verificar se os mamilos são protusos (bicos do peito para fora), e não necessitam ser “preparados”, a natureza faz com que eles cresçam e se tornem mais escurecidos, bem como a aréola. É muito bom ler um livro atualizado sobre amamentação, conversar com outras mães, procurar grupos de mães (como “Amigas do Peito”), ter uma consulta pediátrica pré-natal (uma conversa franca com o pediatra que fará a sala de parto) e uma visita à maternidade também é uma boa dica.

Não se limpa as mamas antes de cada mamada, e nem se passa nenhum produto (creme ou pomada) sem orientação médica. As glândulas de Montgomery, umas elevações (parecem “acnes”) que surgem na sua aréola durnate a gestação produzem uma invisível secreção oleosa, super protetora que não deve ser removida. Ao tomar banho você pode fazer a higiene das mamas normalmente. Passar o próprio leite de peito após as mamadas é uma boa alternativa, já que o leite materno possui além de glóbulos brancos, fatores antiinfecciosos e antiinflamatórios que darão uma proteção especial, evitando as doloridas “rachaduras”.

Com estas dicas, não vai haver dor, e estes momentos vão ser de intenso prazer para ambos.

DICAS
É aconselhável não dar leite de vaca para crianças antes de 1 ano, porque o leite de vaca pode inibir a absorção do Ferro pelo organismo. Por isso é recomendável o leite em pó, específico para crianças.
Durante a amamentação, a mãe deve consumir, pelo menos, dois litros de água por dia para compensar a quantidade de água diluída no leite.
Alguns cremes podem ser usados para prevenir fissuras nos mamilos, é comum a mãe referir cólicas durante a amamentação, fato este considerado normal.
Procure dar de mamar em um ambiente calmo e agradável, sempre em um local onde se possa garantir sua intimidade permitindo um encontro entre mãe e filho.
Amamentar no peito também é bom para a mãe. Pesquisas indicam que reduz o risco de câncer de mama e ainda acelera o retorno do útero à sua condição anterior à gravidez.
Respeite os horários das mamadas, dar o peito ou a mamadeira para acalmá-lo piora as cólicas pela formação de mais gases.

O QUE FAZER QUANDO O BEBÊ CHORAR?

• Cólicas:

As cólicas aparecem nos primeiros 3 meses, a partir dos dias de vida do bebê, tanto em crianças que recebem aleitamento materno como em bebês alimentados artificialmente.

Veja o que pode causá-las:

- Digestão:
A imaturidade do sistema digestivo (pois ele ainda não está totalmente desenvolvido) e a digestão acelera o funcionamento dos intestinos, provocando espasmos e as cólicas.

- Alimentos:
Às vezes a cólica é uma reação a determinado nutriente que entra na alimentação da mãe ou no preparo da mamadeira. Ingredientes ricos em Ferro ou a proteína do leite ingerido pela mãe (chocolates, queijos e etc) podem provocar essa reação. O leite em pó pode prender o intestino da criança e provocar gases.

- Estresse:
Criança e mãe experimentam uma nova rotina de vida e ficam por isso, altamente sensíveis. Na maioria dos bebês, o órgão de choque dessas mudanças é o intestino e, não por acaso, as cólicas se manifestam mais no final do dia, entre 18 e 21 horas, quando a família está exausta.

A cólica pode ser apenas expressão desse cansaço. Ou o bebê chora porque tem necessidade de uma descarga emocional para se organizar ao final de um dia atribulado.

- Deglutição de ar:
A avidez ao sugar ao leite materno ou um orifício grande demais no bico da mamadeira faz a criança engolir ar e provoca gases. Por isso a importância de colocar o bebê para arrotar após as mamadas. Porém, se não arrotar é porque se adaptou bem ao bico do peito e durante a sucção não deglutiu ar.
A cólica começou! O que fazer?

- Só carinho:
Deite o bebê de lado (essa posição ajuda a esvaziar o estômago), deite-se ao lado dele e acaricie-o dizendo palavrinhas suaves, de bom efeito calmante nessa hora.

- Barriga contra barriga:
Nada melhor que um contato pele a pele para recém-papais e recém nascidos com cólicas. Ficar debruçado sobre um lugar quentinho diminui as dores.

- Flexão das perninhas:
Só deve ser aplicada longe do horário das mamadas. Coloque o bebê deitado de costas, segure suas pernas e flexione-as, pressionando suavemente os joelhos contra a barriguinha. Depois estique as pernas e, repita várias vezes. Isto ajuda a eliminar os gases.

Febre

Deve ser considerada febre se a temperatura for maior que 37,8ºC para medicar o bebê com antitérmico. Abaixo desse nível, o bebê fica subfebril e a retirada parcial da roupa e/ou banho morno, muitas vezes já são suficientes para a temperatura voltar ao normal.

Importante:

Estas são apenas algumas dicas de como proceder quando os sintomas aparecere. Nenhuma delas substitui a consulta ao pediatra.

Consulte-o periodicamente, ele sabe exatamente o que é melhor para o seu bebê.

DICAS
• Sono: acordar de madrugada. A troca do dia pela noite é comum em recém-nascidos, principalmente nos 10 primeiros dias de vida. A imposição de um horário mais ou menos fixo de mamadas, a cada duas horas e meia ou a cada três horas pode ser a solução para condicionar o bebê a cordar nesses intervalos.
• O Estímulo ao arroto: estimular a criança a arrotar após amamentá-la no peito ou na mamadeira é muito importante. O ar que a criança engole ao mamar pode dar a falsa impressão de que esteja satisfeita. Para ajudar o bebê recém-nascido a arrotar, basta encostá-lo no ombro e massagear, levemente as costas dele. Se o bebê regurgitar o leite não se preocupe. Quando mais crescido, a mãe já pode fazê-lo arrotar sacudindo-o levemente no colo.

RECURSOS TERAPÊUTICOS

Banho do bebê

Outra questão que traz muita insegurança é o banho do bebê. Ele parece tão frágil, mole e escorregadio, que dá a impressão de que vai se afogar na primeira oportunidade. Na verdade, dar banho no bebê não difícil.

É uma questão de estabelecer uma rotina e usar de bom senso.

• Pequenas regras:
1- Deixe tudo pronto antecipadamente: o sabonete do bebê, a toalha, as fraldas, as roupinhas limpas, etc.
2- Verifique se a água não está quente demais: isto você pode fazer experimentando-a no seu cotovelo e sentindo se está confortável.
3- Tire a roupinha do bebê, deixe a fralda e envolva-o numa toalha, de modo a prender delicadamente seus bracinhos. Sente-se próximo à banheira e lave o rosto e cabecinha do bebê.
4- Depois, “desembrulhe” o bebê, retirando a fralda e segure-o com seu braço esquerdo, que passa pelas costas do bebê, e prenda firmemente em baixo do bracinho esquerdo do mesmo. Desse modo, a cabecinha fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebê se sentirá seguro. Já a sua mão direita vai ajudar a segurar o bebê para colocá-lo na água.
5- Megulhe-o delicadamente na água e com a sua mão direita você poderá banhá-lo com facilidade.
6- Retire-o da água e envolva-o na toalha. Segue cuidadosamente todas as dobrinhas. O uso do talco é desaconselhável.
7- Segue bem o umbigo e envolva-o com uma gaze esterilizada embebida em solução de álcool absoluto. Não use faixas, nem curativos fechados.
8- Vista o bebê com roupas que sejam confortáveis e não prenda seus bracinhos ou perninhas: o bebê gosta de movimentá-los.

DICAS
• Nos primeiros dias de vida antes de cair o cordão umbilical, o bebê não deve tomar um banho completo. O cordão deve cair em 5 a 7 dias. Enquanto isso a limpeza deve ser feita diariamente.
• Verifique se o quarto ou banheiro está com a temperatura ideal e sem correntes de ar. Depois encha a banheira de água morna e verifique a temperatura, que deve estar entre 35º e 39º.
• Passe o sabonete na sua mão e depois ensaboe o bebê. Nunca passe o sabonete direto na pele.
Glossário

BCG (tuberculose), Tetravalente (difteria, coqueluche, tétano e hemophilus tipo B), Sabin (poliomielite), Triviral (sarampo, caxumba e rubéola) e DPT (difteria, coqueluche e tétano).

Como construir sua fortuna !!! ( Artigo Revista Época).

O país cresce, a Bolsa promete e os juros seguem altos. Nos próximos anos, o Brasil dará chances de enriquecimento a quem souber investir

Toda mudança de governo, como a que ocorrerá em janeiro, traz uma incerteza – seja por mudanças no comando da economia ou por novas pressões políticas. O mundo também vive um momento instável, com a persistência da crise que abalou as economias desenvolvidas. E, embora o Brasil apresente taxas de crescimento robustas, as contas públicas preocupam, pelo crescimento da dívida interna. Mesmo assim os próximos anos trarão oportunidades de enriquecimento para os brasileiros em idade de trabalhar e guardar dinheiro. O cenário permite, por exemplo, que um casal com patrimônio normal para as grandes cidades acumule R$ 1 milhão no período dos dois próximos mandatos presidenciais.

Para conferir se isso seria possível, pedimos recomendações de investimentos a profissionais do mercado financeiro com diferentes perfis. Eles mostraram como um poupador ou um casal de poupadores que tenham hoje R$ 150 mil e consigam aplicar perto de R$ 40 mil por ano poderão chegar a R$ 1 milhão antes do fim da década. Se o novo presidente, seja quem for, se reeleger em 2014, nosso casal de poupadores se tornará milionário ao mesmo tempo que o reeleito deixar o Palácio do Planalto, em 2018. As sugestões dos especialistas a ÉPOCA têm pelo menos 35% de investimentos arriscados (não recomendáveis para qualquer tipo de poupador) e tentam tirar proveito das condições brasileiras, esquisitíssimas do ponto de vista econômico: vivemos num país com inflação muito alta para os padrões internacionais, mas estável; estável e com baixo risco, mas que mesmo assim paga juros altíssimos; com juros altíssimos, mas empresas crescendo, desemprego em queda e uma Bolsa que promete muito. “Saímos da crise muito rapidamente e entraremos em 2011 em um equilíbrio, sem superaquecimento nem ameaça de a inflação estourar a meta. A economia brasileira reage muito bem a estímulos”, diz o economista José Júlio Senna, ex-diretor do Banco Central e sócio-diretor da MCM.

Neste país estranho, chegamos àquele momento do ano em que se acendem as luzes amarelas da preocupação com dinheiro: é época de receber a restituição do Imposto de Renda, de pensar no que fazer com o 13o salário ou com o ganho adicional dos negócios fechados no Natal. Ao mesmo tempo, há a pressão para gastar mais com presentes e viagens. Para temperar tudo, surge a vontade de fazer tudo diferente e evitar os antigos erros financeiros ao entrar no Ano-Novo. Pois, no caminho para o enriquecimento, o melhor é começar evitando os erros mais comuns. São eles:

Gasto e endividamento desenfreado. O poupador vem sendo assediado por ofertas de crédito que comprometem a renda e os planos futuros. Use o crédito com parcimônia e sem se colocar em risco financeiro.

Indisciplina para poupar. Mesmo entre os que não sofrem com o endividamento crônico, é comum a falta de paciência ou organização para investir. Deixar dinheiro parado na conta-corrente, fazer aplicações esporadicamente, apenas quando sobra dinheiro no fim do mês ou quando a memória ajuda, não é um bom caminho para acumular patrimônio. Aplique regularmente.

Excesso de conservadorismo. Mesmo entre os que não sofrem com endividamento nem com falta de disciplina para poupar, há aqueles que enriquecem mais devagar do que poderiam. Eles concentram investimentos na poupança, em fundos pouco rentáveis ou em um único ativo, como um negócio próprio (que pode não dar certo) ou imóveis (ótima opção nos últimos anos, mas que ainda assim oferece riscos). Procure alternativas de investimento, diversifique e assuma os riscos aceitáveis para seu estilo de vida.

Superados os erros mais comuns, é hora de ganhar dinheiro – ou melhor, de fazer seu dinheiro ganhar mais dinheiro. Isso pode ser feito de muitas formas, com investimentos em renda fixa, renda variável e que combinem as duas coisas, dependendo do objetivo de quem poupa. Simplesmente ter R$ 1 milhão não é uma boa meta financeira. Os especialistas sugerem que o poupador adote objetivos concretos: comprar um casa, pagar a faculdade dos filhos, aposentar-se com determinada idade e certa quantia guardada.

“Em vez de se concentrar em números mágicos, o investidor precisa pensar se aquela quantia vai atender ao que ele quer no futuro”, diz Rogério Bastos, da consultoria de finanças pessoais FinPlan. A trajetória para os objetivos pessoais até pode passar por ter R$ 1 milhão após certo tempo de investimento. Mas cada um precisa reavaliar periodicamente os passos até lá. Foi o que fez o executivo paulistano Márcio Riguetti, de 34 anos. Até meados da década passada, ele mantinha um terço de seus recursos em ações. Era uma estratégia arriscada para enriquecer mais rapidamente, bem razoável enquanto ele e a mulher não tinham filhos. Hoje, o casal tem dois, de 3 e 7 anos. “Depois que eles nasceram e eu senti cheiro de pólvora da crise chegando, tirei o dinheiro da Bolsa e comprei um imóvel”, diz Riguetti. “Preciso garantir o conforto dos meus filhos. Hoje, tenho 10% de investimentos em um fundo multimercado e pretendo voltar para a Bolsa aos poucos.”

Esse tipo de flexibilidade será fundamental para que o poupador aproveite a década. Ela ainda deverá ser inteiramente marcada por juros altos, empurrados para cima pelos gastos excessivos do governo. “Esse é o pior aspecto da economia brasileira”, diz Senna, autor do recém-lançado Política monetária – Ideias, experiências e evolução. Mas o juro pode cair mais rapidamente do que o esperado, o que beneficiaria aplicações prefixadas e exigiria mais investimento em ações para quem quisesse se manter no rumo do R$ 1 milhão. No caso da Bolsa, é mais difícil fazer previsões. Sabemos que ela não está num momento eufórico – o que é ótimo. “O mercado inteiro ficou mais acessível. Há dez anos, a Bolsa era elitista”, afirma Aquiles Mosca, estrategista da gestora de recursos do Santander. Agora, a Bolsa não está cara. Pense a respeito.