sábado, 10 de maio de 2014

Gestao de Projetos USP

Primeira Etapa do MBA Engenharia da Inovação, com ênfase em Gestão da Produção. Aula do dia 12/05/2014 às 04:00. Gestão de Projetos - Ambiente do GP Partes interessadas (STAKEHOLDERS), afetam na execução do projeto e no resultado final. Ex: Copa 2014. Ex. Usina Belo Monte. Ex: Grupo de índio X Engenheiro Eletrobrás foi atacado ( negociação , ouvir as partes interessadas e transmitir confiança). STAKEHOLDERS diretos: gerente, equipe de projetos,consumidor usuário. STAKEHOLDERS indiretos: ambientalistas, agências reguladoras. Identificar os STAKEHOLDERS antes de planejar o escopo do projeto. Entender o que acontece fora do ambiente da organização. Stakeholders podem mudar o rumo do projeto, mudar para melhor com informações importantes, impactam no resultado final. COMUNICAÇÃO: transmitir confiança. Ex.: Vale Dialogar de forma mais eficiente, trocar e receber informações. MAPEAR: PODER, URGÊNCIA LEGITIMIDADE DOS STAKEHOLDERS. ( QUIZ) ACERTEI !. 2= COMPETÊNCIAS EM GESTÃO DE PROJETOS: conceito: competência X conhecimento. COMPETÊNCIA: converter habilidades em ação, resultador,gerar valor. COMPETÊNCIA = RESULTADO. CRID DA COMPETÊNCIA: EFICÁCIA - MADURO INICAL - EFICIENTE agir/reagir= ação/ execução. DOMÍNIO DO PMBok. Testar conhecimentos áreas. DESEMPENHO - transfomar bons resultados COMPETÊNCIAS PESSOAIS: líder, comunicação, negociação. VISÃO ESTRATÉGICA: ambiente negócio, pessoais, comportamentais, técnicas, gerenciais. Quiz: Acertei ! 05:52 da manhã: FOCO TOTAL !!! ESTUDO DE CASO: A equipe de desenvolvimento de projetos do Grupo Mahle resolveu buscar formas de separar os projetos em tipos diferentes, com objetivo de dar o devido foco àqueles mais importantes. De acordo com o que foi visto na aula 1 responda no espaço apropriado, a maneira como vocês fariam a divisão dos projetos da Mahle por tipos, melhorando assim, o desempenho da organização. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 12/05/2014 06:21 2- AMBIENTE DE GESTÃO DE PROJETOS: Estruturas Organizacionais: o projeto não é uma ilha, ele depende de todas as áreas da empresa e do ambiente externo . Interno x Externo Rotina( funcional) X Inovação ( projetizada). ORGANIZAÇÃO MATRICIAIS ESTRUTURAS FUNCIONAL VANTAGENS: alocação especial (rotina) Desvantagens: projeto tem prioridade baixa nessa estrutura. ESTRUTURA PROJETIZADA VANTAGENS: comunicação flui, decisão rápidas, unicidades de comandos. DESVANTAGENS: não otimiza recursos, stress quanto a futuras alocações. ESTRUTURA MATRICIAL VANTAGENS: Flexibilidade otimiza recursos DESVANTAGENS: duplicidade de comando LEVE x PESADA FUNCIONAL X MATRICIAL ESTRUTURAS DE INOVAÇÃO: HUB - centro de competências ( consultor/informal- especialista da área). WEB: conexões sem um centro/comunicação aberta a idéias . usa rede sociais para ouvir idéias diferentes. HIPERTEXTO Ecologia de projeto: criar conhecimento x memória zero. Estudo de caso: Empresa SMAR. Os gestores da SMAR se depararam com a necessidade de definir a melhor maneira de montar uma estrutura organizacional para fazer a gestão do projeto de inovação social junto ao SESI. Dentre os tipos de estruturas organizacionais analisados na aula 2, qual você escolheria para o Projeto Calculando para Crescer? Justifique a sua escolha. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 3= (III)16/05 INICIAÇÃO E GESTÃO DO ESCOPO DO PROJETO 05:00hs A Primeira parte de uma abertura de um projeto. Termo de abertura de projetos- documento que reúne o que se sabe sobre o projeto. 1=Kick-Off primeira reunião sobre o projeto. O momento inicial começa quando a primeira pessoa da empresa tem o contato com o cliente. Evita desperdícios.entender as necessidades do cliente.( Autoriza formalmente a abertura do projeto.( libera as pessoas da organização em colocar esforço e tempo no projeto) -Que dados devemos incluir no Termo de abertura do Projeto. 1= Conter a descrição do produto ou serviço final.( precisamos capturar o valor ESSENCIAL para o cliente, façamos como médico precisamos perguntar por que? por que? por que? entender a necessidade do cliente. Ex, criaçao de um controle de estoque ou aperfeiçoar o software q ja existe. ) 2= O valor principal necessário para o cliente, porque precisamos por que? Ex.: Sistema de estoque, identificar o problema. -Benefício essencial -TAP Termo de abertura de Projeto 1= prazo máximo 2= envolvidos 3= contexto 4=objetivo 5= requisitos 6= cronograma 7= parceiros 8= gerentes 9= recursos ( PRECISA SER SIMPLES) TODO PROJETO. TEM INICIO E FIM. E SEMPRE É ALGO NOVO. ALGO QUE AINDA NÃO EXISTE. TAP= autoriza formalmente a abertura do projeto. PRODUTO DE PROJETO DE INOVAÇÃO: Conjunto de objetos produzidos e quantificáveis e que são entregues ao final de um projeto. -Produto do projeto= resultado final do projeto. -Produto do projeto=resultado final do projeto. Ex: Iphone - as funcionalidades do produto estao relacionadas ao conjunto de serviços como Itunes, forte tendência em Inovação incluir num projeto produto e serviço juntos.( foco do momento) aumentar rentabilidade da empresa. PSS = SISTEMA PRODUTO E SERVIÇO Ex: empresas aereas compravam o Kit de turbina, manutenção alta, problema logístico complexo, empresas começam a vender horas de vôo de turbina. Ex: filtro de água com manutenção mensal. ( produto + serviço) CLIENTE vantagem PSS 1=Foco no negócio 2=Flexibilidade 3=Controle das informações Empresa vantagem PSS 1=Diferenciação 2=Conhecimento do produto 3=Aumento de receita 4=Fidelização 5=Fluxo de caixa contínuo PSS eco Inovação ( produto = tangível serviço = Intangível) PSS orientado P/ PRODUTO Ex: máquina operatriz comercializada com serviços adicionais de manutençao. PSS orientado p/ RESULTADO Ex: turbina de avião comercializada p/ meio de contrato de horas de voo de turbina. ESCOPO DO PRODUTO x ESCOPO DO PROJETO 1= ESCOPO DO PRODUTO: Especificação dos resultados finais do projeto. Ex: Pintura de uma sala de aula( definir cor, tipo de tinta) 2= ESCOPO DO PROJETO: Especificação da forma q/ o esforço será realizado. DOCUMENTO DE DECLARAÇÃO DE ESCOPO DO PROJETO É UM TEXTO de caráter formal, que descreve o escopo do produto e o escopo do projeto ( diferente do conteúdo de cada um). COMO PREPARAR A DECLARAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO. Descreve, é um texto que contem o escopo do produto e o escopo do projeto. AS REGRAS DO JOGO. O q/ se espera daquele projeto. 1= Descrição do projeto 2= Alinhamento de expectativa do cliente Ex: esperar um trem atrasado em 5 minutos, no Japão não existe atraso, possui sistema de metro e trem sem atraso a décadas. A expectativa molda a qualidade do produto/serviço do cliente e também dos parceiros. 3= Base documental(linha de base)- avaliar os impactos das mudanças. CONTEÚDO DA DECLARAÇÃO DO ESCOPO ( quem faz é o gerente de projetos) -Título -Apelido -Contexto -Envolvidos -Justificativas e objetivos -Produto do projeto -Premissas -Limitações e Restrições -Estratégias ( melhor maneira de realizar, precisa ser definida) -Metodologia -Equipe - com a responsabilidade de cada um,em que área cada um pode contribuir com o projeto. -Fases -Prazos -Riscos -Fatores externos -Fatores críticos de sucesso -Teoria -Referências PLANO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO- este documento será a linha de base para tomada de decisões. Estudo de Caso ( FAZER) Com base nas aulas até agora assistidas e nas leituras realizadas, responda: 1) Qual instrumento você utilizaria para convencer o comitê? 2) Quais informações você colocaria nesse instrumento para convencer o comitê diretor a escolher seu projeto de desenvolvimento de novo componente de motor? 3) Como seriam apresentadas essas informações? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4)IV = PLANEJAMENTO : O CONCEITO DE WBS ( EAP) Work Breakdow Structure Lista de atividades- o que precisa ser feito no projeto. WBS= testa, decomposição, detalhes do escopo do projeto para equipe e empresas parceiras que participam do projeto. WBS = auxilia na distribuição do trabalho entre os membros da equipe. wbs= É ORIENTADA P/ PRODUTO. Ex: Projeto de um Jardim. WBS SUBSTITUI A DECLARAÇÃO DO ESCOPO DO PRODUTO. EAP= ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. A WBS deve representar o trabalho descrito na declaração do escopo na forma de resultados e ações tangíveis ou mensuráveis e relacionadas a deliverables. A EAP ou WBS deve espelhar o documento de declaração do escopo do projeto. OBJETIVO DA WBS= ASSEGURAR QUE O PROJETO INCLUI TODO O TRABALHO NECESSÁRIO. 22/05 quinta-feira. COMPONENTES DE UM WBS 25/05/2014. WBS= Estrutura Analítica do Projeto. Decomposição hieráquica. Produto do projeto= aquilo que o cliente quer. Passos p/ Construção WBS (Estrutura Analítica do Projeto ) Entregas, pacotes de trabalho. Ex: andar de bicicleta. 1= Identificar os produtos finais do produto 2= Identificar as entregas relacionadas a cada produtos do projeto. 3= Decompor cada entrega em um nível de detalhe apropriado para o gerenciamento e o controle integrado. 4= Revisar e refinar o WBS até que os Stakeholders concordem que irão obter o resultado desejado. Ex: Construção de um Jardim. 5= Quais os aspectos desse resultado trará valor para este cliente? 6=O que é requerido e deve ser fornecido o projeto pronto? 7= Quais são as partes constituintes deste produto e que podem ser facilmente reconhecida? -Nível de controle é o intervalo de tempo médio entre 2 acompanhamentos consecutivos de um mesmo trabalho. pROCESSO / CONSEGUIMOS IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA wbs DECOMPOSIÇÃO. Estudo de Caso : Grupo MAHLE ( FAZER!!!) Em 2006, foi aplicada uma sistemática para auxiliar a gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos na Mahle. O Objetivo era que os projetos tivessem uma estrutura básica semelhante para ajudar os stakeholders a entenderem em que estágio de desenvolvimento estavam os projetos e quais os momentos necessários de tomada de decisão.Sendo assim, como você proporia a divisão das etapas macro de um desenvolvimento de um novo produto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 27/05/2014 Terça-feira Módulo 5= Planejamento : Atribuição de Recursos e Duração -Estimativa de Recurso e das atividades. Ex: Pintar um quarto. quanto tempo demoraria para pintar o quarto em que se encontra? Dados para o cálculo de duração: Duração: Esforço total e embaixo: Recursos alocados. - Horas, dias, meses ( qualquer unidade de tempo dependendo de projeto. ) Aplicações Práticas dos tipos de tarefas 1=Duração fixa 2= Esforço fixo 3= Unidades de recursos fixos. Ex: manutenção de uma plataforma de petróleo ( duração fixa) Ex: Programaçao de um Software ( trabalho , esforço fixo) Ex: Programação de Software- quanto mais tempo se dedicar/ recursos fixo( será mantido o mesmo número de pessoas na tarefa). Sistemas de gerenciamento de projetos usualmente utilizam como padrão o tipo de tarefa: Unidades fixa. Gráfico de Recursos ( ferramenta utilizada durante o planejamento). -Ter visão global do projeto. -ferramenta que ajuda o planejador compreender o nível de recursos utilizados -Manter a utilização de recursos e isso : 1=Diminui sobrecargas 2= Menor tempo em aprendizagem 3= Alocação inter-projetos Recurso=Pessoa Gráfico de Gantt ( subalocação e super alocação ) Estratégia para nivelamento ( gráfico de recursos ) 1=Gantt 2=Esforço 3=Tempo Estudo de Caso: TAM (FAZER!!!) Reduzir custo com combustível. A TAM identificou que precisava ser mais eficiente com o seu consumo de combustível sem comprometer a segurança operacional. Tendo em vista o contexto apresentado e o problema vivenciado naquele momento, como você atuaria? Opção A: Destacaria mais tempo para as pessoas atuais continuarem implementando o projeto? Opção B: Contrataria um time especifico para centralizar as ações? Além disso, como definir quantas pessoas para resolver esse problema? Dados da quantidade de horas necessárias para cada frente: Operações - 8.000 horas; Manutenção - 6.000 horas; GSE - 8.000 horas. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 6= VI) Métodos de Estimação de Recursos e Duração. Utiliza as técnicas adequada, experiências, para acertar as estimativas. 1=OPINIÃO ESPECIALIZADA 2=ESTIMATIVA ANÁLOGA 3=ESTIMATIVA PARAMÉTRICA 4= ANÁLISE DE RESERVAS 5= ESTIMATIVAS P/ 3 PONTOS. ESTIMATIVAS DE CONCLUSÃO DE UM PROJETO. Ex: duração para conclusão de um TCC 1= A mais provável 2=A otimista 3=A pessimista Distribuição Beta = aparece, ocorre para o fenomeno de previsão de tempo. Eixo X = espaço amostral Eixo Y = probabilidade = chance de obter. Análise de Reservas: -Pulmão do projeto. Passo 1= Corte as gorduras das estimativas Ex: Gráfico de Gantt -Senso de urgência - Serve de motivação -complexidade e duração - são parametros fundamentais que devem existir em uma base de dados para a realização de estimativas baseadas em dados históricos. FAZER O QUIZZ. ESTUDO DE CASO : TAM. Tendo em vista o contexto apresentado e o problema vivenciado pela TAM naquele momento, como você atuaria para a definição dos níveis de complexidade das entregas? Lembrando que o nível de complexidade é fundamental para o trabalho de estimativas. Opções: Utilizar dados históricos; Reuniões com especialistas dos diversos setores da companhia; Buscar o conhecimento com especialistas de outras empresas do mercado; Planning poker; Não utilizar nenhum método de estimativa. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 28/05/2014 Quarta-feira 7) VII - Gestão do tempo: Sequenciando as atividades. 1=Como representar o projeto Estrutura analítica é uma estrutura hierárquica que desdobra tudo que vai entregar. -Particionamento. -Sequenciamento do projeto -Relação entre as atividades -Dependência entre as atividades -Tipo de dependência -Relacionamento lógico entre as atividades Estrutura lógica do projeto Estudo da Precedência: 1= Precedência mandatórias ( lógica rígida) 2= Precedência arbitrárias ( lógica preferêncial) 3= MARCOs do projeto 4=Precedência externas -Toda precedência segura o projeto e isso amarra muito a gestão do tempo. TIPOS COMUM DE PRECEDÊNCIAS: 1= TÉRMINO/INÍCIO ( MAIS USADA E MAIS COMUM,CONCLUI UMA ATIVIDADE ANTERIOR PARA COMEÇAR OUTRA) 2= TÉMINO/ TÉRMINO 3= INÍCIO/INÍCIO 4= INÍCIO / TÉRMINO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PROJETO: 1=Rede de atividades ( é a mais indicada para apresentar para o cliente) 2=Rede de eventos 1=Rede de atividades: Método do diagrama de precedência. Fluxograma, atividade no nós e precedência nas setas. 2=Rede de eventos( é a mais complexa) ( as atividades nas setas, e nós são nos eventos) Regras Grafos 1= Um evento é considerado atingido quando todas as atividades que convergem para ele forem concluídas. Uma atividade só poderá ser iniciada se o evento inicial for atingido. 2) Todo Grafo tem evento origem e evento destino. Evento origem / evento destino. CONSTRUÇÃO GRAFO ( REDE ) pARTE-SE da origem com as atividades que não tem precedência A e B podem ocorrer simultaneamente e não tem precedência. Representação Gráfica do projeto 1=Rede de eventos = atividade - precedência. Fluxograma. Estudo de Caso: Marisa Padosani (Gerente de Implantação de Projetos). Construção de uma unidade nova. A partir do contexto e da WBS do projeto da indústria química apresentados pela Marisa Padovani, identifique e detalhe as relações de dependência entre as atividades de implantação de projeto, identificando também os principais marcos. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 8. Construindo e Analisando a Rede do Projeto. Gestão de tempo - tipo de programação. 1=Gráfico de Gantt 2=Diagrama de Marcos 3=Pert e CPM 4=Gert 1=Gráfico de Gantt - Data Cedo -Atividades- cronograma -Nivelar recursos(pessoas) -minimizar picos de utilização 4= Gert Diagrama Condicional(Se) -Decisões Ex: aprovado e reprovado ( pode voltar para etapa anterior) 2= Diagrama de marcos Coloca os pacotes de trabalho e períodos de entrega. Planejado triangulo para cima. Realizado triangulo para baixo. PERT - TÉCNICA DE AVALIAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS tempo como variável probabilístico. Distribuição Beta 1=Estimativa Otimista 2-Estimativa Média 3=Estimativa Pessimista PERT - TEMPOS Calculando as Probabilidades. No PERT - duração das atividades é descrito por DISTRIBUIÇÃO BETA. No PERT - duração do projeto é representada pela distribuição de probabilidade : DISTRIBUIÇAO NORMAL. Estudo de Caso: Empresa SMAR - Supervisor de Qualidade Valdecir. ( FAZER!!!) A empresa SMAR trabalha com linhas de produtos distintas que envolvem tecnologias de ponta e inovação. Nessas categorias existem dificuldades de estimativa dos prazos das atividades e também as diferentes linhas de produtos exigem metodologias diferentes de trabalho, dificultando a gestão dos projetos. No contexto apresentado, qual seria a melhor forma de manter uma metodologia uniforme de planejamento para facilitar a gestão de desenvolvimento de produtos? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 9- GESTÃO DE RISCOS INCERTEZAS EM PROJETOS - Projeto é algo que é novo. Risco X incerteza. Quantidade de informaçoes que nós temos. -Risco são eventos sujeitos a probabililidade conhecida. -INCERTEZA: é uma situação para qual não é possível especificar as probabilidades , características para uma consciente falta de conhecimento sobre os resultados de um evento. BOK: RISCO DO PROJETO É UM EVENTO INCERTO OU CONDIÇÃO QUE SE VIER A OCORRER, TEM UM EFEITO POSITIVO OU NEGATIVO SOBRE UM OBJETIVO DO PROJETO. Ex: Aplicação financeira, quanto maior o risco, maior o ganho. ANÁLISE DE SWOT ESTRATÉGIA COMPETITIVA PONTOS FORTES E FRACOS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES FATORES INTERNOS E EXTERNOS Á COMPANHIA. VALORES PESSOAIS DOS PRINCIPAIS IMPLEMENTADORES EXPECTATIVAS MAIS AMPLAS DA SOCIEDADE. -Entender que o risco pode ser positivo ou negativo. 29/05 Quinta-feira - Continuação Aula Gestão de Risco do Projeto. Planejamento da Gestão de Risco Análise qualitativa e Análise quantitativa. -Planejamento das respostas ao risco. -Monitoração do risco PLANEJAMENTO DA GESTÃO DO RISCO 1=Escopo 2=Cronograma 3=Orçamento Gestão do Risco e Ciclo de vida do projeto. Planejamento - Execução. Estrutura Analítica do Risco -Gerar lista de Riscos - possibilidades 1=Identificar a causa 2=Identificar a probabilidade dela ocorrer. 3=Identificar o impacto (positivo ou negativo), nos objetivos do projeto. Ex: Nova tecnologia. IMPACTO NEGATIVO: -Evitar ou transferir o risco do projeto. -Mitigar, enfrentar o risco IMPACTO POSITIVO 1=Explorar o risco 2=Compartilhar o risco 3=Melhorar - reforçar a probalidades -Estratégias duais. Evitar o Risco. -Modificar o plano do projeto para evitar o risco identificado. -Pode levar a estratégia conservadoras -Redução do escopo para evitar tarefas de alto risco. -Optar para uma abordagem tradicional em vez de inovadora. TRANSFERIR O RISCO DO PROJETO. -Transferir o impacto de um risco para terceiros, juntamente com a responsabilidade para resposta. A transferência do risco quase sempre envolve o pagamento de um prêmio para terceiros que assumem o risco. -Tem impacto no custo do projeto. Ex: Estabelecer um seguro. O que é mitigar: Reduzir o impacto, diminuir as consequências, suavizar um dano. -Ações para reduzir a probabilidade e o impacto do risco abaixo do limiar aceitável. -Aceitação do Risco do Projeto A aceitação PASSIVA não exige nenhuma providência, deixar a equipe do projeto lidar com o risco quando ele ocorrer. Geralmente esses riscos de pequena severidade são facilmente controláveis. -Reserva de contigência - Ex: 15% do projeto. ACEITAÇÃO ATIVA. Desenvolve um plano de contigência para ser executado se o risco vier a ocorrer. Eventos precursores, gatilhos ( triggers) como o não cumprimento de marcos intermediários, são definidos e rastreados. ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCO DE UM PROJETO. Informações de qualidade. Identificar a distribuição de probabilidade: 1=Normal 2=Triangular 3=Lognormal 4=Beta 5=Uniforme Uma das ferramentas mais utilizadas é a SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO. -Simulação de Monte Carlo gera aleatoriamente valores para variáveis aleatórias, construindo vários cenários. -Para cada variável incerta, você define os valores possíveis com uma distribuição de probabilidade mais apropriada. -São calculados vários cenários de um modelo repetidas vezes a partir dos valores de amostragem das distribuições de probabilidade. ÁRVORE DE DECISÃO -Representação gráfica do processo de tomada de decisões. -Mercado Favorável X Desfavorável. ESTUDO DE CASO: IMPLANTAR UMA FÁBRICA DE CIMENTO EM ANGOLA. PROF. LEANDRO PATAH CONSULTOR GESTÃO DE PROJETOS. Dado o contexto apresentado da empresa InterCement, de que forma você levantaria os riscos do projeto, considerando que os recursos estão espalhados por quatro países. Escolha uma das opções abaixo e justifique: Opção A: reunir todo mundo em um único local físico por 1 semana; Opção B: conduzir a análise de riscos a distância, com reuniões virtuais e troca de informações através de meios eletrônicos. Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 10 - CONTROLE DE PROJETOS Como avaliar o progresso de Projetos. 1= Fazer declaração de escopo 2=Identificar WBS 3=Converter as atividades 4=Identificar a duração e recursos 5=Criar cronograma 6=Otimizar cronograma 7=Planejamento ( recursos , riscos ). PERT E CPM 1=definir o projeto e as atividades 2=Decidir precedências 3=Fazer representação em rede conectando todas as atividades. 4=Atribuir estimativas de tempos e custos para cada atividade. 5=Calcular o caminho crítico -OBJETIVO DO CONTROLE DE PROJETOS É ATUALIZÁ-LO. -Avaliação dos resultados finais. -Medindo os processos -Resultados- Execução de atividades x tempo. 1=Avaliação por MARCOS IMPORTANTES: 1=Transição de fases ( Gates ) 2=Revisões de projetos 2=Métodos Contínuos 1=Acompanhamento do cronograma 2=Indicadores de desempenho 3=Análise do valor agregado. AVALIAR O PROGRESSO COM MARCOS OU GATES. É uma forma de controle de projetos. Gates é uma análise de transição entre duas fases. Fase= é um Marco que indica uma evolução. Processo da Sistemática de Gates REUNIÃO EFICAZ 1= Estabeleça o tipo de objetivo da reunião 2= Defina uma pauta e comunique-a antecipadamente 3= Prepare o local e certifique-se de que os recursos estejam preparados 4= Exija e pratique a pontualidade. 5=O papel de coordenador ou facilitador deve estar bem definido. 6=Discuta rapidamente a pauta com os participantes. 7=Defina o papel de monitoramento de tempo da reunião. 8=Defina o papel de redator da ata. 9=Mantenha um ambiente favorável a livre-expressão. 30/05 Sexta-feira. Continuação Controle de Projetos ( tempo e dinheiro). Conceito básico de Análise do valor agregado. Ex: Projeto do avião. Solução: Técnica de Análise do valor agregado. Custo, valor monetario. EVA Earned Value Analysis - permite avaliar o andamento do projeto baseando-se numa comparação entre: Custos reais incorridos no projeto e valor dos resultados obtidos(valor agregado no projeto). Despesa X tempo. Cálculos e indicadores da técnica de análise do valor agregado. Parâmetro. Medição do valor 1=Percentual Completo 2=Unidades equivalentes 1=Percentual Completo: Método em que a equipe de projeto atribui a cada pacote ou atividade, um determinado valor de percentual completo( entre 0 a 100%), a cada ciclo de controle. Este percentual é multiplicado pelo custo previsto do pacote. Ex: Construção Civil ( asfalto) 2=Unidades equivalentes: Método que calcula o valor agregado com base em unidades produzidas ou realizadas de elementos individuais de custos. Índices de desempenho Scheduled Perfomance Index(SPI) é a divisão entre o valor agregado( BCWP) e o valor planejado no plano base. Índice de Desempenho -Cost Performance Index (CPI) é a divisão entre o valor agregado ( BCWP) e o custo real (ACWP). Estudo de Caso: Empresa MAHLE - Grupo Alemanhão que desenvolve componentes de motores. (FAZER!!!) Considerando que, em geral, a literatura recomenda uma avaliação mais qualitativa do portfólio, a partir do que foi apresentado pelo Gerente de Inovação da empresa MAHLE, que tipo de critérios qualitativos você proporia para a avaliação valorativa de projetos de desenvolvimento de novo produto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 11= Gerenciamento de Projetos Inovadores com o Ágil. Projetos que envolvam Inovação. -O que é um produto? Ex: 1=um novo celular 2=Moto esportiva 3=Chinelo havaianas,lançar nos EUA. Um novo produto é qualquer oferta que possa satisfazer uma necessidade ou desejo de um conjunto de consumidores potenciais,Kotler. Produto X Tecnologia - É o saber fazer ( Hnow what) Tangíveis e Intangíveis È saber como fazer. -Pesquisa e Desenvolvimento Ex: Celular Nokia 666. Inovações Radicais: Rádio transistorizado. Inovar na forma de comercializar o produto. Ex: Purificador de água com manutenção - agregou serviço. Ex: Kodak Primeira câmera fotográfica. 03/06/2014 Terça-feira. Continuação de Gerenciamento de Projetos Inovadores com o Ágil. Abordagem ágil x tradicional -Análise dos princípios -autogestão -Envolvimento do cliente -Visão em lugar de escopo -Gerenciamento Ágil significa nada de documentação e nada de procedimento para que a equipe seja totalmente flexível. -Visão no lugar de escopo - projetos Ágil -escopo do produto -escopo do projeto -documento textual: define completamente o resultado ( detalhamento) -sem ambiguidades Ex: Museu de NRI de Oscar Niemaier. Visão - conjunto de artefatos, equetes, textos, princípios de desenhos. 05/06/2014 - Quinta Passos do Planejamento Interativo WBS - virou cronograma IVPM2 ( 2010) cOMBina elementos de GAP, tradicional e desenvolvimento de produtos. O OVPM2 é constituído de 5 componentes e um prodecedimento interativo contendo 7 etapas. 1=Equipe Ágil( Participação do cliente) principal diferença -descobrir o que é importante p/ cliente - o que o cliente quer. -Scrum Master = especialista 2=Plano Macro - Modelo de referência ( é tudo que vai acontecer no projeto) Ex: globo terrestre interativo- p/ ensinar geografia p/ adultos e crianças. -Visão é o que dá direção -Gestão Ágil - Controle visual - imprimir e colocar no painel etapas do projeto p/ todos verem ( mais rápida a interação) Se alguém perceber um problema pode mudar . -Conceito de fase ( entrega / Marcos) -Planejamento Interativo -Plano Micro ou sprint backlog - não é preciso atualizar os quadros visuais, apenas o software. ESTUDO DE CASO MÓDULO 11= Dado o case apresentado pelo Prof. Guilherme da empresa Smar, o que vocês escolheriam? Tecnologia já dominada: SDCD ou Tecnologia inédita: Foundation Fieldbus. O que levaram em consideração para fazer essa escolha? Qual(is) ferramenta(s) vocês utilizariam para fazer gestão deste novo projeto? Orientações: Dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e terceiro: Apresentar a forma como você resolveria o problema da empresa; Quarto: Considerações finais. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário: