segunda-feira, 16 de junho de 2014

2 Parte MBA Engenharia e Inovação : GESTÃO DA INOVAÇÃO

A capacidade de inovar é chave para o maior sucesso das empresas. Neste curso, serão discutidas abordagens para gerenciar e organizar processos de inovação. Serão definidos e diferenciados processos e conceitos para inovação incremental e inovação radical e gestão de incertezas. Programa resumido: Definição e justificativa para inovação O processo da inovação Processo de inovação incremental x processo de inovação radical Contingências em projetos de inovação levam a diferentes processos Começando a inovar Geração de ideias - abordagem e técnicas Seleção de ideias - pré-financiamento de ideias Organização para inovação Abordagens para gestão da inovação radical Gestão de incertezas na empresa e no ecossistema Indicadores de inovação e valoração de projetos. 16/06/2014 - Primeira Aula Introdução -Inovar é descobrir -Invenção Ex. Santos Dumont - não comercializou o avião. -Inovação: Algo novo que vai para o mercado. Ex. filtro de água, computador. -Inovação é um conceito econômico. Ex: cheque especial DESCOBERTA-IVENÇÃO - INOVAÇÃO Descoberta - o Brasil foi descoberto se descobriu que tem sal na água do mar. Ivenção- Criação de um protótipo, avião, relógio por Santos Dumont, mas não foi comercializado. Inovação- Algo novo, algo diferente, que vai para o mercado, que se compra , que se vende. Descoberta / Ivenção / Inovação Inovação: conceito econômico. Ex: ipod e itunes ( Apple). 20/06/2014 Continuação da Aula 1 = Introdução Gestão de Inovação Há diferentes tipos de Inovação. -Produto, processo, organização, logística, modelos de negócios. ( reduzir custos) A NATA da Inovação é lançar produtos e serviços imagináveis que ninguém pensou antes, mas depois todos querem( passa a ser uma necessidade) Este é o ponto mais alto da Inovação. Ex: Celular 2= Estratégias de Inovação 1= Reduzir o preço do produto 2= Liderança em custo 3=Diferenciação - atributo no produto, uma marca. Ex: Empresa de ferro elétrico da Gra-Bretanha Estratégia para vender um bem durável. 1=Exportar, abrir mercado 2=Reduzir preço 3=Diferenciar produto Patente= prote a invenção . o fato de haver patente não implica o objeto da patente ser comercializável/ ou comercializado e em o sendo, obter sucesso. 1= Avanço Tecnólogico - Tic's, nano, e biotecnologia, etc. 2= Novos Hábitos de consumo, novos consumidores e segmentação. Ex uso do chápeu antigamente. 3=Produto para classes C, D, como eletrodomésticos mais simples. Ex: ferro de passar - evolução dos produtos, modelos ( diferenciação de uso ). Tipos de Inovação: 1=INOVAÇÃO INCREMENTAL 2=INOVAÇÃO RADICAL 3=INOVAÇÃO dISRUPTIVA( mudam a base de competição numa indústria). Ex.: Inovação Radical - Cria novo mercado ou estabelece rupturas em mercados existentes( como a abertura de nova rota tecnólogica. Ex. medicamentos. Inovação Incremental - melhora algo já existente. - produto, processo, serviço. Ex.: impressoras à jato de tintas ( modelos de negócios de Inovação.). Inovação Radical: ipod Inovação Incrementais Ex. novos modelos de carro/ ano por/ ano. 25/06/2014 Cont. Gestão da Inovação Estudo de Caso: Petrobrás A Petrobras utiliza o protótipo para testar as suas soluções antes de serem usadas no campo, alguns exemplos são: o Petroboost, a árvore de natal molhada, o riser flexível com montagem sem dobramento e laboratório de catálise. Com base neste contexto e nos modelos de inovação vistos em aula, especifique qual etapa do modelo Stage-gates o uso de protótipos se refere? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais. ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// PROCESSO DA INOVAÇÃO: Inovar é um processo. Processo : sequência ordenada de atividades Organização: 3 tipos. 1=Função 2=Processos de Inovação 3=Projetos 1= Organização por FUNÇÃO: - cada um tem uma função -agrupamento por disciplina ou função - pouca visão de mercado . 2= ORGANIZAÇÃO POR PROJETO: Cada projeto é único. Ele se esgota no final da sua realização. Processo =sistemático Processo = início e fim sequência dentre as atividades. 26/06/2014 Continuação: O Processo da Inovação ( Módulo 2 ). Processo como sequência das seguintes atividades 1= Geração de Ideias 2= Desenvolvimento (soluções de problemas) 3= Implementação - introdução ao mercado 4= Difusão - verificar um pacto econômico - sustentar o lançamento. Marco = é um evento marcante p/ desenvolvimento de projetos, definindo p/ critérios claros e específicos, para análise de resultados obtidos nas etapas, indicando o sucesso do projeto. -Funil de desenvolvimento ( clark/1992) -Geração de ideias para chegar ao primeiro marco. 3 atividades básicas: pesquisa, desenvolvimento e entrega dos produtos. -Stage Gates ( coper, 1990/93). FALTA FAZER O QUIZ !!!!! ESTUDO DE CASO: A Petrobras utiliza o protótipo para testar as suas soluções antes de serem usadas no campo, alguns exemplos são: o Petroboost, a árvore de natal molhada, o riser flexível com montagem sem dobramento e laboratório de catálise. Com base neste contexto e nos modelos de inovação vistos em aula, especifique qual etapa do modelo Stage-gates o uso de protótipos se refere? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Módulo 3) Processo de Inovação Incremental X Processo de Inovação Radical 26/07/2014 - Sábado - Componentes - algo isolado Sistemas - conjunto integrado de partes q/ dão um todo no produto. Ex.: máquinas a vapor. Inovação Radical = Feeling + Estratégia da empresa. Ex.: Post it - 3m ( consumidor ainda não tinha pensado no produto ) produto novo que ninguém pediu . Walkman / Sony Lucro por monopólio. /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 27/07/2014 Domingo - Ex. Disco laser 3M.( memória.) Ex. Embraer projeto construir avião cargueiro , junto com a FAB. ( Contrato ). Vende o projeto antes de fazer. Estudo de Caso: Petrobrás Inovação Radical em processos na Petrobrás. Na Petrobras, é difícil identificar o que seria uma inovação radical. As razões para isso são: 1) Em geral, são inovações de processo, não de produto; 2) As plataformas são feitas de tecnologias diversas; 3) Profundidade de produção aumenta continuamente. Com base neste contexto e na discussão sobre inovação radical X incremental, o que corresponderia a uma inovação radical para a Petrobras? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais. Aula 4= Contingêcias Em projetos de inovação levam a diferentes processos. Contigência= eventualidade, acaso, possibilidade que algo acontece ou não. Conhecimento tácito= através da experiência, adquirido ao longo da vida. 28/07/2014- Segunda-feira Cont.Aula 4= Estudo de Caso: A Petrobras trabalha com uma diversidade muito grande de campos de conhecimento, como: construção naval, engenharias oceânica, mecânica, elétrica e química, geociências, tecnologias de informação e de materiais, entre muitas outras. Por essa razão, a empresa construiu uma rede múltipla com fornecedores e tecnologias de informação e comunicação (TICs), podendo-se dizer ainda que sua atuação é por encomenda, ou seja, uma forma de induzir os parceiros. Considerando o modelo de funil aberto, que outras formas de relacionamento podem existir? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais. /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 5= COMEÇANDO A INOVAR 1= Geração de Ideias - Criar um processo estruturado dentro da empresa para incentivar a invoção. Benchmarking. Ex. Empresas EUA copiam empresas da Inglaterra. Ex. recipiente de mostarda, embalagem. analisar concorrentes, ver se tem patente. -Engenharia e análise de valor. Ex. máquina da lavar roupas, funções, Ex. será que preciso aquecer água no nordeste para lavar roupas ? 29/07/2014. Terça-Feira Cópia melhorada pode ser um bom caminho para Inovar. -Análise de atributos- serve para identificar novas oportunidades, Ex. aspirador de pó - pensar o que o produto faz, e o que ele pode fazer Ex. comparador de preços na Internet - inclui vários atributos, vários serviços junto. Ex. impressoras - agrupou-se 3 serviços, em um só. Benchmarking - melhorar sempre. Estudo de Caso: Em 2009, em uma reestruturação interna da empresa Mahle, todas as unidades referentes a componentes internos de motor foram unificadas e também foram unificados seus processos de inovação. Esse processo era dividido em três fases: Registro, Avaliação de especialista e Decisão do comitê de especialistas. Após um ano da reestruturação, notou-se que a quantidade de registro de novas ideias ainda era muito pequena em relação ao tamanho do grupo. Nesse contexto, o primeiro desafio era engajar mais as pessoas e, com isso, aumentar o número de contribuições à ferramenta de inovação? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 6 = GERAÇÃO DE IDEIAS - ABORDAGEM E TÉCNICAS pRINCÍpio da criatividade. geração de ideias. Inovar requer : criatividade, aplicação de conhecimento. tecnologia disruptiva? Inovação tecnológica. BRAINSTORMING Empresa precisa valorizar a criação de ideias, cultura da empresa, motivação dos funcionários. REGRAS PARA BRAINSTORMING: 1= Grupo de pessoas são escolhidas 2= Colocar um desafio, um problema para resolver, propor soluções, tratar uma questão com o grupo, uma pergunta. 3= Pensar antes na questão 4= Preparar o grupo - objetivos e regras 5= Fazer c/ q/ todas as pessoas tenham chance de falar. 6= Não pode haver censura de ideias. 7= Registrar todas as ideias, num quadro visível a todos 8= Gerar o máximo de ideias no tempo disponível 9= Colocar o grupo em círculo, facilita a interação das pessoas. 10= Retroalimentação ao grupo: o que foi feito do branstorming anterior. BRAINWRITING = ESCREVER IDEIAS EM GRUPO. 30/07/2014. Cont. Aula 6= GERAÇÃO DE IDEIAS. 1= Técnica = lado esquerdo/ esquerdo direito do cerébro( percepção, intuição ). 2= TRIZ = vem do russo. Analítico, para ajudar na Resolução de Problemas gerando ideias. Estudo de Caso: Em 2009, em uma reestruturação interna da empresa Mahle todas as unidades referentes a componentes internos de motor foram unificadas e também foram unificados os seus processos de inovação. Esse processo de inovação era dividido em três fases: Registro, Avaliação de especialista e Decisão do comitê de especialistas. Após um ano da reestruturação, notou-se que a quantidade de registro de novas ideias ainda era muito pequena em relação ao tamanho do grupo. Nesse contexto, o segundo desafio era: como direcionar a massa criativa para as principais áreas de necessidade de novos conceitos? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 7 = SELEÇÃO DE IDEIAS. PRE FINANCIAMENTO DE IDEIAS. VIABILIDADE DO PROJETO: fLUXO DE CAIXA DESCONTADO TIR = taxa interna de retorno PAYBACK = tempo de recuperação de investimento PROJETO É UMA IDEIA EM AnDAMENTO.: Blindar projeto não importa o que aconteça a empresa continua investindo. ESTUDO DE CASO: Em 2009, em uma reestruturação interna da empresa Mahle todas as unidades referentes a componentes internos de motor foram unificadas e também foram unificados os seus processos de inovação. Esse processo de inovação era dividido em três fases: Registro, Avaliação de especialista e Decisão do comitê de especialistas. Após um ano da reestruturação, notou-se que a quantidade de registro de novas ideias ainda era muito pequena em relação ao tamanho do grupo. Nesse contexto, considerando que existem três fases de desenvolvimento de novos conceitos: 1) fase de novos conceitos; 2) fase de incubação tecnológica; 3) fase de desenvolvimento de novos produtos; o terceiro desafio era: como garantir um alinhamento entre os portfólios das diferentes fases de desenvolvimento de novos conceitos? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais. Resposta: ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 8- ORGANIZAÇÃO PARA INOVAÇÃO 05/09/2014 SEXTA-FEIRA Evolução PERENE= duradoura, eterna. Paralelizar o andamento. Ambidestra= que atua bem em 2 lados. ESTUDO DE CASO: GOOGLE: INTERNET E COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede. Nesse contexto de inovação e estratégia de manter uma vantagem técnica nos seus produtos, o Google buscou não usar gerentes no seu início, tentando se basear apenas na competência técnica de seus empregados. Mesmo hoje, o uso é restrito comparado a outras empresas (GARVIN, 2013). Quais seriam as práticas que os gerentes devem ter para apoiar a inovação em empresas como o Google? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais. Resposta: ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 9 - ABORDAGENS PARA GESTÃO DA INOVAÇÃO RADICAL Ex. Empresa Brasken ( prolipopileno). Ex.: Empresa Buscapé. STAGE GATE ESTUDO DE CASO: Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede. Nesse contexto de inovação e estratégia de manter uma vantagem técnica nos seus produtos, o Google incentiva a proposição de projetos por seus engenheiros de software e a empresa mantém simultaneamente uma grande quantidade desses projetos, que são avaliados já dentro da organização. Além disso, o Google dispõe para seus usuários versões beta, a partir do que recebe retorno tanto em questões técnicas como de marketing. Tomando como referência os exemplos mencionados (Gmail, Google News e Google Wave) e tendo em vista a mistura de selecionismo com alguns princípios de lean design, quais são os riscos de praticar um selecionismo amplo e aberto a usuários? Você pode mencionar quaisquer outros casos desta ou de outra empresa. Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 10 - GESTÃO DE INCERTEZAS NA EMPRESA E NO ECOSSISTEMA ESTUDO DE CASO: Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede; em diversos momentos, o Google adquiriu empresas que serviram de base para novos produtos/serviços, como o Youtube (por 1,6 bilhão em 2006) - existia o Google Video, que tecnicamente realizava as mesmas funções - e a DeepMind Technologies, empresa de inteligência artificial (por um valor não revelado em 2014) - o Google já realizava pesquisas na área, mas não alcançou os resultados dessa empresa. Qual dimensão de incerteza cada uma dessas aquisições busca diminuir? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// AULA 11- TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA INOVAÇÃO 16/09/2014. CANVAS = GERAR VALOR É MAIS IMPTT DO QUE REDUZIR CUSTOS. ESTUDO DE CASO: Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede. Em seus primeiros anos, o Google não possuía fontes de receita. Lançado em 2000 e reformado em 2002, o serviço Adwords deu ao Google um modelo de negócio consistente. Considerando os usuários do mecanismo de busca e os serviços Adwords e AdSense, como se pode descrever a proposição de valor, segmentos de clientes e a captura de valor dentro do Modelo Canvas? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais.

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