segunda-feira, 16 de junho de 2014
2 Parte MBA Engenharia e Inovação : GESTÃO DA INOVAÇÃO
A capacidade de inovar é chave para o maior sucesso das empresas. Neste curso, serão discutidas abordagens para gerenciar e organizar processos de inovação. Serão definidos e diferenciados processos e conceitos para inovação incremental e inovação radical e gestão de incertezas.
Programa resumido:
Definição e justificativa para inovação
O processo da inovação
Processo de inovação incremental x processo de inovação radical
Contingências em projetos de inovação levam a diferentes processos
Começando a inovar
Geração de ideias - abordagem e técnicas
Seleção de ideias - pré-financiamento de ideias
Organização para inovação
Abordagens para gestão da inovação radical
Gestão de incertezas na empresa e no ecossistema
Indicadores de inovação e valoração de projetos.
16/06/2014 - Primeira Aula
Introdução
-Inovar é descobrir
-Invenção Ex. Santos Dumont - não comercializou o avião.
-Inovação: Algo novo que vai para o mercado. Ex. filtro de água, computador.
-Inovação é um conceito econômico.
Ex: cheque especial
DESCOBERTA-IVENÇÃO - INOVAÇÃO
Descoberta - o Brasil foi descoberto se descobriu que tem sal na água do mar.
Ivenção- Criação de um protótipo, avião, relógio por Santos Dumont, mas não foi comercializado.
Inovação- Algo novo, algo diferente, que vai para o mercado, que se compra , que se vende.
Descoberta / Ivenção / Inovação
Inovação: conceito econômico.
Ex: ipod e itunes ( Apple).
20/06/2014 Continuação da Aula 1 = Introdução Gestão de Inovação
Há diferentes tipos de Inovação.
-Produto, processo, organização, logística, modelos de negócios. ( reduzir custos)
A NATA da Inovação é lançar produtos e serviços imagináveis que ninguém pensou antes, mas depois todos querem( passa a ser uma necessidade)
Este é o ponto mais alto da Inovação.
Ex: Celular
2= Estratégias de Inovação
1= Reduzir o preço do produto
2= Liderança em custo
3=Diferenciação - atributo no produto, uma marca.
Ex: Empresa de ferro elétrico da Gra-Bretanha
Estratégia para vender um bem durável.
1=Exportar, abrir mercado
2=Reduzir preço
3=Diferenciar produto
Patente= prote a invenção . o fato de haver patente não implica o objeto da patente ser comercializável/ ou comercializado e em o sendo, obter sucesso.
1= Avanço Tecnólogico - Tic's, nano, e biotecnologia, etc.
2= Novos Hábitos de consumo, novos consumidores e segmentação.
Ex uso do chápeu antigamente.
3=Produto para classes C, D, como eletrodomésticos mais simples.
Ex: ferro de passar - evolução dos produtos, modelos ( diferenciação de uso ).
Tipos de Inovação:
1=INOVAÇÃO INCREMENTAL
2=INOVAÇÃO RADICAL
3=INOVAÇÃO dISRUPTIVA( mudam a base de competição numa indústria).
Ex.: Inovação Radical - Cria novo mercado ou estabelece rupturas em mercados existentes( como a abertura de nova rota tecnólogica. Ex. medicamentos.
Inovação Incremental - melhora algo já existente. - produto, processo, serviço.
Ex.: impressoras à jato de tintas ( modelos de negócios de Inovação.).
Inovação Radical: ipod
Inovação Incrementais Ex. novos modelos de carro/ ano por/ ano.
25/06/2014 Cont. Gestão da Inovação
Estudo de Caso: Petrobrás
A Petrobras utiliza o protótipo para testar as suas soluções antes de serem usadas no campo, alguns exemplos são: o Petroboost, a árvore de natal molhada, o riser flexível com montagem sem dobramento e laboratório de catálise. Com base neste contexto e nos modelos de inovação vistos em aula, especifique qual etapa do modelo Stage-gates o uso de protótipos se refere? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais.
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PROCESSO DA INOVAÇÃO:
Inovar é um processo.
Processo : sequência ordenada de atividades
Organização: 3 tipos.
1=Função
2=Processos de Inovação
3=Projetos
1= Organização por FUNÇÃO:
- cada um tem uma função
-agrupamento por disciplina ou função
- pouca visão de mercado .
2= ORGANIZAÇÃO POR PROJETO:
Cada projeto é único. Ele se esgota no final da sua realização.
Processo =sistemático
Processo = início e fim
sequência dentre as atividades.
26/06/2014 Continuação: O Processo da Inovação ( Módulo 2 ).
Processo como sequência das seguintes atividades
1= Geração de Ideias
2= Desenvolvimento (soluções de problemas)
3= Implementação - introdução ao mercado
4= Difusão - verificar um pacto econômico - sustentar o lançamento.
Marco = é um evento marcante p/ desenvolvimento de projetos, definindo p/ critérios claros e específicos, para análise de resultados obtidos nas etapas, indicando o sucesso do projeto.
-Funil de desenvolvimento ( clark/1992)
-Geração de ideias para chegar ao primeiro marco.
3 atividades básicas: pesquisa, desenvolvimento e entrega dos produtos.
-Stage Gates ( coper, 1990/93).
FALTA FAZER O QUIZ !!!!!
ESTUDO DE CASO:
A Petrobras utiliza o protótipo para testar as suas soluções antes de serem usadas no campo, alguns exemplos são: o Petroboost, a árvore de natal molhada, o riser flexível com montagem sem dobramento e laboratório de catálise. Com base neste contexto e nos modelos de inovação vistos em aula, especifique qual etapa do modelo Stage-gates o uso de protótipos se refere? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais.
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Módulo 3) Processo de Inovação Incremental X Processo de Inovação Radical
26/07/2014 - Sábado -
Componentes - algo isolado
Sistemas - conjunto integrado de partes q/ dão um todo no produto.
Ex.: máquinas a vapor.
Inovação Radical = Feeling + Estratégia da empresa.
Ex.: Post it - 3m ( consumidor ainda não tinha pensado no produto ) produto novo que ninguém pediu .
Walkman / Sony
Lucro por monopólio.
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27/07/2014 Domingo -
Ex. Disco laser 3M.( memória.)
Ex. Embraer projeto construir avião cargueiro , junto com a FAB. ( Contrato ).
Vende o projeto antes de fazer.
Estudo de Caso: Petrobrás
Inovação Radical em processos na Petrobrás.
Na Petrobras, é difícil identificar o que seria uma inovação radical. As razões para isso são: 1) Em geral, são inovações de processo, não de produto; 2) As plataformas são feitas de tecnologias diversas; 3) Profundidade de produção aumenta continuamente. Com base neste contexto e na discussão sobre inovação radical X incremental, o que corresponderia a uma inovação radical para a Petrobras? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais.
Aula 4= Contingêcias Em projetos de inovação levam a diferentes processos.
Contigência= eventualidade, acaso, possibilidade que algo acontece ou não.
Conhecimento tácito= através da experiência, adquirido ao longo da vida.
28/07/2014- Segunda-feira
Cont.Aula 4=
Estudo de Caso:
A Petrobras trabalha com uma diversidade muito grande de campos de conhecimento, como: construção naval, engenharias oceânica, mecânica, elétrica e química, geociências, tecnologias de informação e de materiais, entre muitas outras. Por essa razão, a empresa construiu uma rede múltipla com fornecedores e tecnologias de informação e comunicação (TICs), podendo-se dizer ainda que sua atuação é por encomenda, ou seja, uma forma de induzir os parceiros. Considerando o modelo de funil aberto, que outras formas de relacionamento podem existir? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais.
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AULA 5= COMEÇANDO A INOVAR
1= Geração de Ideias
- Criar um processo estruturado dentro da empresa para incentivar a invoção.
Benchmarking.
Ex. Empresas EUA copiam empresas da Inglaterra.
Ex. recipiente de mostarda, embalagem.
analisar concorrentes, ver se tem patente.
-Engenharia e análise de valor.
Ex. máquina da lavar roupas, funções, Ex. será que preciso aquecer água no nordeste para lavar roupas ?
29/07/2014. Terça-Feira
Cópia melhorada pode ser um bom caminho para Inovar.
-Análise de atributos- serve para identificar novas oportunidades,
Ex. aspirador de pó - pensar o que o produto faz, e o que ele pode fazer
Ex. comparador de preços na Internet - inclui vários atributos, vários serviços junto.
Ex. impressoras - agrupou-se 3 serviços, em um só.
Benchmarking - melhorar sempre.
Estudo de Caso:
Em 2009, em uma reestruturação interna da empresa Mahle, todas as unidades referentes a componentes internos de motor foram unificadas e também foram unificados seus processos de inovação. Esse processo era dividido em três fases: Registro, Avaliação de especialista e Decisão do comitê de especialistas. Após um ano da reestruturação, notou-se que a quantidade de registro de novas ideias ainda era muito pequena em relação ao tamanho do grupo. Nesse contexto, o primeiro desafio era engajar mais as pessoas e, com isso, aumentar o número de contribuições à ferramenta de inovação? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais.
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AULA 6 = GERAÇÃO DE IDEIAS - ABORDAGEM E TÉCNICAS
pRINCÍpio da criatividade.
geração de ideias.
Inovar requer : criatividade, aplicação de conhecimento.
tecnologia disruptiva? Inovação tecnológica.
BRAINSTORMING
Empresa precisa valorizar a criação de ideias, cultura da empresa, motivação dos funcionários.
REGRAS PARA BRAINSTORMING:
1= Grupo de pessoas são escolhidas
2= Colocar um desafio, um problema para resolver, propor soluções, tratar uma questão com o grupo, uma pergunta.
3= Pensar antes na questão
4= Preparar o grupo - objetivos e regras
5= Fazer c/ q/ todas as pessoas tenham chance de falar.
6= Não pode haver censura de ideias.
7= Registrar todas as ideias, num quadro visível a todos
8= Gerar o máximo de ideias no tempo disponível
9= Colocar o grupo em círculo, facilita a interação das pessoas.
10= Retroalimentação ao grupo: o que foi feito do branstorming anterior.
BRAINWRITING = ESCREVER IDEIAS EM GRUPO.
30/07/2014. Cont. Aula 6= GERAÇÃO DE IDEIAS.
1= Técnica = lado esquerdo/ esquerdo direito do cerébro( percepção, intuição ).
2= TRIZ = vem do russo. Analítico, para ajudar na Resolução de Problemas gerando ideias.
Estudo de Caso:
Em 2009, em uma reestruturação interna da empresa Mahle todas as unidades referentes a componentes internos de motor foram unificadas e também foram unificados os seus processos de inovação. Esse processo de inovação era dividido em três fases: Registro, Avaliação de especialista e Decisão do comitê de especialistas. Após um ano da reestruturação, notou-se que a quantidade de registro de novas ideias ainda era muito pequena em relação ao tamanho do grupo. Nesse contexto, o segundo desafio era: como direcionar a massa criativa para as principais áreas de necessidade de novos conceitos? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais.
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AULA 7 = SELEÇÃO DE IDEIAS. PRE FINANCIAMENTO DE IDEIAS.
VIABILIDADE DO PROJETO:
fLUXO DE CAIXA DESCONTADO
TIR = taxa interna de retorno
PAYBACK = tempo de recuperação de investimento
PROJETO É UMA IDEIA EM AnDAMENTO.:
Blindar projeto não importa o que aconteça a empresa continua investindo.
ESTUDO DE CASO:
Em 2009, em uma reestruturação interna da empresa Mahle todas as unidades referentes a componentes internos de motor foram unificadas e também foram unificados os seus processos de inovação. Esse processo de inovação era dividido em três fases: Registro, Avaliação de especialista e Decisão do comitê de especialistas. Após um ano da reestruturação, notou-se que a quantidade de registro de novas ideias ainda era muito pequena em relação ao tamanho do grupo. Nesse contexto, considerando que existem três fases de desenvolvimento de novos conceitos: 1) fase de novos conceitos; 2) fase de incubação tecnológica; 3) fase de desenvolvimento de novos produtos; o terceiro desafio era: como garantir um alinhamento entre os portfólios das diferentes fases de desenvolvimento de novos conceitos? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: Parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: Considerações finais.
Resposta:
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AULA 8- ORGANIZAÇÃO PARA INOVAÇÃO 05/09/2014 SEXTA-FEIRA
Evolução PERENE= duradoura, eterna.
Paralelizar o andamento.
Ambidestra= que atua bem em 2 lados.
ESTUDO DE CASO:
GOOGLE: INTERNET E COMPUTAÇÃO EM NUVEM.
Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede. Nesse contexto de inovação e estratégia de manter uma vantagem técnica nos seus produtos, o Google buscou não usar gerentes no seu início, tentando se basear apenas na competência técnica de seus empregados. Mesmo hoje, o uso é restrito comparado a outras empresas (GARVIN, 2013). Quais seriam as práticas que os gerentes devem ter para apoiar a inovação em empresas como o Google? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais.
Resposta:
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AULA 9 - ABORDAGENS PARA GESTÃO DA INOVAÇÃO RADICAL
Ex. Empresa Brasken ( prolipopileno).
Ex.: Empresa Buscapé.
STAGE GATE
ESTUDO DE CASO:
Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede. Nesse contexto de inovação e estratégia de manter uma vantagem técnica nos seus produtos, o Google incentiva a proposição de projetos por seus engenheiros de software e a empresa mantém simultaneamente uma grande quantidade desses projetos, que são avaliados já dentro da organização. Além disso, o Google dispõe para seus usuários versões beta, a partir do que recebe retorno tanto em questões técnicas como de marketing. Tomando como referência os exemplos mencionados (Gmail, Google News e Google Wave) e tendo em vista a mistura de selecionismo com alguns princípios de lean design, quais são os riscos de praticar um selecionismo amplo e aberto a usuários? Você pode mencionar quaisquer outros casos desta ou de outra empresa. Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais.
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AULA 10 - GESTÃO DE INCERTEZAS NA EMPRESA E NO ECOSSISTEMA
ESTUDO DE CASO:
Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede; em diversos momentos, o Google adquiriu empresas que serviram de base para novos produtos/serviços, como o Youtube (por 1,6 bilhão em 2006) - existia o Google Video, que tecnicamente realizava as mesmas funções - e a DeepMind Technologies, empresa de inteligência artificial (por um valor não revelado em 2014) - o Google já realizava pesquisas na área, mas não alcançou os resultados dessa empresa. Qual dimensão de incerteza cada uma dessas aquisições busca diminuir? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais.
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AULA 11- TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA INOVAÇÃO 16/09/2014.
CANVAS =
GERAR VALOR É MAIS IMPTT DO QUE REDUZIR CUSTOS.
ESTUDO DE CASO:
Analisando o contexto da criação do Google e o modelo de negócios da empresa, surgiram dois grandes desafios: o de manter a vantagem técnica do mecanismo de busca e, ao mesmo tempo, criar novas proposições de valor e também o de capturar valor considerando a expectativa de serviços gratuitos pelos usuários da rede. Em seus primeiros anos, o Google não possuía fontes de receita. Lançado em 2000 e reformado em 2002, o serviço Adwords deu ao Google um modelo de negócio consistente. Considerando os usuários do mecanismo de busca e os serviços Adwords e AdSense, como se pode descrever a proposição de valor, segmentos de clientes e a captura de valor dentro do Modelo Canvas? Orientações: dividir em 3 ou 4 parágrafos - Primeiro: parte teórica; Segundo e/ou terceiro: apresentar sua análise do caso; Quarto: considerações finais.
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