sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sebrae

pesquisas

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocio-abrir/ideias/integra_ideia?rs=Loja%20de%20moda%20%C3%ADntima&id=F186529B0B3E84968325770700501610&campo=impNeg


Loja de moda íntima
Apresentação do Negócio

Os seres humanos, em especial os do sexo feminino, sempre gostaram de “embelezar” a si próprio, no entanto existia, até bem pouco tempo atrás um tabu muito forte, quase intransponível, em que definia, por força de costume, que as roupas íntimas eram peças necessárias, mas que “jamais” deveriam ser mostradas, portanto, seu design não era tão importante.

Mas com o passar dos tempos, e a contínua vontade de superar tabus, a sociedade, por meio de mulheres mais arrojadas, com auxílio criativo de designers propiciaram uma radical transformação das roupas íntimas.

Assim as roupas íntimas passaram de peças que ficavam geralmente escondidas debaixo das demais peças de roupas, para peças que traduzem conforto, sensualidade e possibilitam as mulheres opções variadas e diversificadas.

A loja de moda íntima deve oferecer uma grande variedade de produtos, pois as mulheres buscam produtos que ofereçam conforto e sensualidade e atualmente até os homens buscam produtos sensuais.

Uma loja de moda íntima deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.


Loja de moda íntima
Mercado

O mercado de roupas íntimas tem apresentado amplo crescimento, em especial devido a evolução contínua de peças de roupas íntimas, as quais são oferecidas peças cada vez mais criativas, diferenciadas e sensuais, construídas com materiais sofisticados que seguem as tendências da moda ora conservadora outras vezes atual. É um mercado que não segue a sazonalidade por isso se torna vantajoso em relação às lojas de roupas.

Em pesquisas realizadas e divulgadas pela revista Poder, a indústria da moda íntima, tanto masculina quanto feminina, vem crescendo a taxas bem mais altas do que o PIB brasileiro. O crescimento anual do segmento é de cerca de 10%, gerando R$ 4,59 bilhões em negócios. Os números do setor são bastante animadores: 13% de crescimento em 2007, comparado com o ano anterior; emprega cerca de 50 mil costureiras em todo o território nacional e representa 9,5% da cadeia produtiva têxtil nacional. Existem no país mais de 8 mil fabricantes de moda íntima, que vende cerca de quase um bilhão de peças por ano.

O mercado de moda íntima está em alta contínua e com arrojo total dos fabricantes, tanto assim que sido montado desfiles em áreas públicas, como por exemplo, a rodoviária de Brasília, que foi palco de um desfile no ano de 2008.

Sendo apresentado ao público modelos femininos e masculinos vestidos apenas com roupas íntimas, o que traduzia em grande sucesso. Esse tipo de ação tem sido contínua, o que aumenta as possibilidades de negócios.

Esse mercado tem movimentado em média anualmente o montante de aproximadamente R$ 3 bilhões.

Loja de moda íntima
Localização

A definição da localização é um ponto muito importante, pois para identificar o local ideal é necessário que o empreendedor defina qual será o seu público alvo e também se seu negócio irá atender os consumidores de varejo, ou atacado ou ainda nos dois pólos.

Esta definição é de fundamental importância, pois caso a opção seja apenas de venda no varejo será necessário que o estabelecimento se instale em algum destes locais e com as seguintes características:
a) Em ruas ou avenidas com grande fluxo de pedestres e também de veículos, num espaço de fácil visualização do seu comércio, bem como tem que oferecer espaço para estacionamento dos clientes ou que pelo menos tenha estacionamento rotativo nas imediações;
b) Galeria de boa visitação de pessoas, principalmente naquelas que oferecem outros tipos de serviços, como, por exemplo, boa praça de alimentação, pequenos serviços de diversos tipos (reparos em roupas, salão de beleza, etc.);
c) Shopping Center.

No entanto se a opção for loja no atacado, a estrutura se altera um pouco, pois neste caso a localização deverá ser direcionada para áreas que tenham uma grande concentração de outras lojas que atuem nesse mesmo segmento comercial e com foco em vários níveis de consumidores, tanto de roupas íntimas quanto de outros segmentos comerciais.

Salienta que a área comercial deverá ser um ambiente agradável, de preferência com boa iluminação natural de forma direta e sem sombras. Não sendo a iluminação natural suficiente, orienta-se que utilize lâmpadas fluorescentes, uma vez que tais lâmpadas iluminam de maneira uniforme, o que irá facilitar e muito a “degustação” visual por parte dos clientes.

Havendo a opção por uma loja de roupas íntimas de forma mista, ou seja, que atue com venda no varejo e atacado, deve-se dotar o espaço comercial em tamanho suficiente para que os clientes possam ser atendidos de forma satisfatória e agradavelmente.

Assim a localização do empreendimento, como dito acima, irá depender da opção do empreendedor, mais nunca perca de vista o público-alvo de seu negócio, levando em consideração hábitos, costumes e poder aquisitivo deste referido público.

Exigências legais específicas

O empreendedor de uma loja de moda íntima deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:

Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.

Visita à prefeitura da cidade em que pretende montar a sua loja de moda íntima para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

Na sequência deverá atentar ao seguinte:
Antes de iniciar a produção o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).

O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.


ESTRUTURA


O tamanho da estrutura de uma loja de moda íntima varia de acordo com o interesse e a expectativa do empreendedor, em relação a capacidade de vendas.

Assim, apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura para uma loja de moda íntima de médio porte, considerando a disponibilização de espaços específicos para exposição dos produtos comercializados na loja, atendimento/vendas, estoque/depósito e área administrativo-financeira.

Os espaços indicados acima devem ser dotados de layout adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue:
a. Exposição dos produtos: espaço dotado de expositores em manequins dos modelos a disposição para comercialização, de preferência em amplas vitrines de vidros voltadas para a área de trânsito de pedestres;
b. Atendimento/Vendas: essa área deve ser ampla o suficiente para a alocação de balcões, cadeiras altas (poucas), tudo para que crie um clima de amigabilidade para a clientela;
c. Provadores: umas três ou quatro cabines para que os clientes possam provar os modelos escolhidos;
d. Estoque/Depósito: esse espaço deverá ser dotado de escaninhos para acomodar os produtos a serem comercializados, separados por tamanho e também modelos;
e. Administrativo-financeiro: esse espaço é destinado à elaboração das tarefas administrativas e financeiras da loja de moda íntima, tais como fechamento do caixa, conciliações das vendas via cheque, dinheiro, cartões de crédito, crediário, contas a pagar, dentre outros. Também serão executadas nessa área as tarefas de controle de estoques, compras e outras atividades de escritório.

Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para instalação de uma loja de moda íntima. Mas como em qualquer outro empreendimento, os departamentos devem ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador, por exemplo, área infanto-juvenil, adulto, devendo ainda ser feito a separação por sexo.

PESSOAL

O quadro de pessoal de uma loja de moda íntima irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Apresenta-se abaixo o quadro de pessoal para uma loja de médio porte, que deverá ser aproximadamente 06 (seis) funcionários:
• Dois vendedores;
• Um estoquista;
• Um auxiliar administrativo;
• Um caixa;
• Um gerente.

Os vendedores, estoquista e o gerente deverão conhecer bem as mercadorias comercializadas na loja de moda íntima.

Ressalta-se ainda que o proprietário do negócio deve estar presente em todas as operações da empresa, principalmente acompanhando a área de vendas e estoque, bem como a parte de gestão administrativo-financeira da empresa.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos necessários para a montagem de uma loja de moda íntima, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:

Área de estocagem
1. Prateleiras em forma de escaninho
2. Balcões

Área vendas
1. Balcão para atendimento
2. Araras
3. Provadores
4. Espelhos
5. Prateleiras em forma de escaninho
6. Estantes
7. Manequim masculino e feminino, infantil e adulto

Área Administrativa
1. Mesas para escritório
2. Cadeiras
3. Arquivo
4. Máquina de calcular
5. Microcomputador
6. Impressora
7. Internet
8. Telefone
9. Fax.

A parte tecnológica para esse segmento empresarial é fundamental, já que os pedidos e respectivo atendimento são todos dotados de nível avançado tecnologicamente. Assim se torna necessário, que o empreendedor dote sua empresa de todo o processo tecnológico disponível para essa finalidade. O controle de estoque é um dos itens mais importantes de uma loja de moda íntima, já que as vendas ocorrem de forma direta, portanto, devem ter o produto em demonstração para ser entregue ao cliente interessado.


MERCADORIAS

Esse tipo de empreendimento trabalha com roupas de moda íntima feminina e masculina, para adultos e crianças, como exemplo cita-se:
1. Feminina: Lingerie:
a. Calcinhas em modelos variados, tamanhos diversos;
b. Soutiens também como modelos variados, com bojo, sem bojo, etc;
c. Camisolas;
d. Pijamas;
e. Shorts de malhas;
f. Dentre outros.
2. Masculina:
a. Cuecas;
b. Pijamas;
c. Dentre outros.

O empreendedor desse segmento empresarial deverá atentar que os consumidores, em especial o sexo feminino, apresentam personalidades diferentes, arrojadas, que exalam sensualidade, dentre outros adjetivos. Portanto, a loja de moda íntima deverá disponibilizar uma variedade de roupas íntimas que atenda os diversos interesses e expectativas das consumidoras, especialmente.

Organização do processo produtivo

Para que se tenha um processo produtivo que mantenha a loja de moda íntima em ordem ao mesmo tempo atenda as necessidades da clientela é necessário estar atento a alguns detalhes:
1. Organizar os produtos de forma fácil de ser localizado e visualizado pelo cliente, tanto nas vitrines quanto nos escaninhos;
2. Ser ágil quando o cliente pedir algum produto;
3. Ter um espaço para mostrar o produto para o cliente;
4. Manter a loja sempre bem limpa e arrumada, com isso o ambiente se torna mais agradável aos olhos do cliente;
5. Estar sempre atento aos produtos do estoque, para que não venha a faltar produtos;
6. Colocar preços visíveis em todos os produtos, para maior praticidade dos clientes.

Ressalta-se que em relação a exposição dos produtos, tanto nas vitrines quanto nas araras deverá receber uma atenção especial. Isto porque devido a grande variedade de cores e estampas, caso não aja uma alocação correta dos

produtos haverá uma grande confusão de cores, o que irá dificultar a visualização e aceitabilidade por parte dos clientes em geral.

Assim deverá ser organizada a distribuição dos diversos modelos e estampas de forma harmônica, segundo o estilo e tonalidades, com a finalidade de montar uma visualização agradável e que desperte o interesse de consumo.

AUTOMAÇÃO

Esse segmento empresarial funciona com um nível de automação relativamente baixo, já que a sistemática deste tipo de empreendimento é basicamente a área de vendas, controle de estoque e administrativo-financeiro.

Assim o investimento em processos automatizados será importante, mas que a empresa conseguirá funcionar com uma estrutura operacional com uma automação baixa. No entanto isto não é recomendado, já que uma empresa automatizada tem, pelo menos em tese, um desenvolvimento operacional e administrativo superior aos concorrentes que não estejam automatizados.

A estrutura de automação de uma loja de moda íntima irá requerer um software integrado, que consiga operacionalizar a área de vendas, estoque e administrativo-financeira.

Com uma automação completa a gestão operacional da empresa se tornará mais simples e ágil.

DIVERSIFICAÇÃO / AGREGAÇÃO DE VALOR

Nesse segmento de mercado diversificar é o ponto delimitador da barreira entre ser um empresário comum ou de sucesso, já que o processo de apresentar peças de vestimentas que se diferenciem no mercado, talvez produzidas exclusivamente por um estilista para serem comercializadas em sua loja, pois são essas inovações em suas roupas íntimas de uso cotidiano ou em ocasiões especiais é que manterá a empresa em constante evidência junto ao consumidor.

Uma das formas de diversificação para a loja de moda íntima será as peças com apelo sexy, que podem, por exemplo, ser colocadas em um espaço discreto onde os clientes poderiam escolher.

Junto a essa área especial, poder-se-ia disponibilizar também alguns brinquedos sexuais, tais como óleos de massagem, outros itens de diversão sensual e sexual, e até livros, tudo com total privacidade, além de poderem optar por atendimento exclusivo e personalizado com hora marcada com vendedoras preparadas para tirar todas as dúvidas sobre os produtos.

Ainda na área de diversificação o empreendedor poderá criar, por exemplo uma área de moda íntima para atender grávidas e mulheres recém operadas.

Também na linha de diversificação o empresário do segmento de moda íntima poderá realizar eventos destinados, normalmente, a noivas, denominados “chá-de-lingerie”. Esse evento se assemelha ao chá-de-cozinha, que é um evento exclusivamente feminino, em que a agraciado com o chá-de-lingerie ao invés de ganhar utensílios domésticos, irá ganhar lingerie.

O empreendedor deverá estar sempre atento as tendências de mercado, expectativa dos consumidores ou mesmo “gerar novas opções de consumo” diante de tais consumidores. Isto porque tem os lançamentos feitos pela mídia, principalmente em novelas e filmes sensuais, em que se apresentam peças de roupas de moda íntima ou conjuntos diferentes. E terá maior sucesso quem seguir a tendência que surge a cada nova estação.

Ressalta-se que o empresário deverá buscar manter em sua linha de mercadorias para comercialização a maior variedade possível de itens de moda íntima, tanto feminino quanto masculino, bem como agregar novos produtos que se interaja com as peças de moda íntima. Isto será o agregador de valor ao seu negócio.


DIVULGAÇÃO

Por se tratar de um item que tem função de embelezamento, tem que ser aplicado um processo forte em divulgação, pois os consumidores irão buscar pela loja de moda íntima que por mais vezes estiverem em contato com seus olhos e seu subconsciente, desde que apresentem peças de moda íntima interessantes, bonitas, sensuais, confortáveis, etc..

Assim o empreendedor deverá recorrer às propagandas de rádio, TV, outdoor, revistas, jornais, folders dentre outros. Como se trata de peças para o ramo de embelezamento, tais propagandas deverão ser bem produzidas. Devendo fazer uso de modelos femininos e masculinos com grande beleza e corpo definido. Por isso mesmo o empreendedor deverá buscar auxilio de profissionais qualificados e com grande capacidade para poder produzir peças publicitárias com nível adequado a cada público que queira atingir.

Outra forma de divulgação é o fornecimento de suas roupas de moda íntima para desfile de modas com foco em sua área de atuação, seja de que nível e localidade forem apresentados.

Ressalta-se, no entanto, que deve-se atentar o estilo de cada público que estará presente no desfile, por exemplo, infantil, jovem ou adulto. Isto porque cada público tem, normalmente, uma opção e conceitos de consumo, portanto, não poderá haver conflitos neste quesito, ou seja, apresentar peças de moda íntima de altíssimo padrão para público de concepções distintas deste universo e o inverso também é real.

Assim o ideal é que esteja sempre assessorado por profissionais que consigam discernir cada evento e local de sua realização e também qual o público que se fará presente, inclusive de que nível sócio-cultural e financeiro pertença.

Neste quesito – desfiles – tanto pode ser fornecido suas roupas para os modelos, bem como o empreendedor poderá montar seu próprio desfile de modas de roupas íntimas, com isto terá possibilidade de atingir um público mais amplo, desde que tal evento seja bem divulgado e que existam convites direcionados ao público que pretenda atingir.

INFORMAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS

Esse tipo de estabelecimento de vendas tem a prerrogativa de optar pelo SIMPLES - Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte ou SIMPLES FEDERAL. Por isso o empreendedor deverá avaliar bem esta opção, pois a mesma poderá ser muito interessante para o seu segmento de negócio. Da mesma forma que dependendo do nível de faturamento, aliado ao volume de seus custos mais despesas, talvez esta opção não venha a ser interessante.

Desta forma, o ideal é buscar um profissional da área contábil para assessorá-lo nos cálculos de identificação da melhor opção tributária para o seu estabelecimento comercial. Isto porque não existe modelo sistemático para assegurar esta decisão, pois o que é bom para uma empresa que tem características similares a sua, poderá não se aplicar ao seu empreendimento e vice-versa.


EVENTOS

SPFW – São Paulo Fashion week
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo/SP
www.saopaulofashionweek.com.br

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
– http://www.abit.org – nesse site encontra-se o calendário de vários eventos na área.

SINDIVEST – Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de São Paulo – www.sindvest.org.br – nesse site encontra -se o calendário de vários eventos na área de confecções.

SINDIVEST/MS – Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado do Mato Grosso do Sul – http://sindvestms.com.br – nesse site encontra-se o calendário de vários eventos na área de confecções.

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – procurar o de sua cidade ou região, pois este órgão normalmente promove vários eventos na área do comércio.

Loja de moda íntima
Entidades em Geral

ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
www.abit.org.br

ABRAVEST - Associação Brasileira do Vestuário
www.abravest.org.br

Associação Francesa de Lingerie
www.federationlingerie.com

ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintética
www.abrafas.org.br

São Paulo Fashion Week
www.saopaulofashionweek.com.br

SINDIVEST – Sindicato da Indústria do Vestuário.
http://www.sindvest.org.br

DICAS DO NEGÓCIO

O candidato a empresário, na área de loja de moda íntima deve entrar neste negócio consciente de que terá que estar presente tempo integral, principalmente no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio.

Ressalta-se também que o empreendedor neste segmento de negócio deve estar muito atento ao que ocorre no mercado de confecções em geral, já que é importante acompanhar o desenvolvimento de novas tendências da moda íntima tanto no Brasil quanto no exterior, com a intenção de direcionar seu comércio no acompanhamento das tendências de mercado e consumo.

Este segmento requerer inovações contínuas sejam estas no oferecimento de peças de moda íntima inusitadas, arrojadas, extravagantes, sensuais, confortáveis, mas também na forma de comercializar seus produtos, por isso faz -se necessário ajustar um conjunto de metas e objetivos a serem atendidos aliados ao projeto de divulgação da sua empresa.

O empreendedor dentro de sua capacidade criativa, pois esta é uma das principais características requeridas para este tipo de empreendimento, deverá validar conceitos de divulgação inovadores, de forma que consiga manter o seu empreendimento em evidência no mercado e perante aos consumidores atuais ou potenciais consumidores.

CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO EMPREENDEDOR

O empreendedor que tender a iniciar uma loja de moda íntima, deve ter algumas características básicas, tais como:
1. Ter conhecimento específico sobre confecções, e em especial na área de moda íntima. Esse conhecimento pode ser adquirido por ter trabalhado na área ou via cursos na área;

2. Esse conhecimento requer habilidades suficientes para identificar os melhores produtos para ser adquiridas e comercializadas em sua loja de moda íntima;

3. Estar amparado nas tendências de mercado, e ser capaz de elaborar mix de produtos que desperte a atenção dos clientes, apresentando sugestões de utilização de roupas moda íntima para o sexo feminino e masculino, tanto para o público infantil, adolescente, jovem e adulto. Por isso se torna necessário conhecer regras de embelezamento tanto feminino quanto masculino;

4. Ser uma pessoa que sempre busca melhorar o nível de seu negócio, tanto com a participação em cursos específicos sobre confecções, quanto de gestão empresarial, pois não basta ter conhecimento de confecções, é necessário também estar preparado para gerir o seu empreendimento;

5. Ter habilidade no tratamento com pessoas tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim com todos que de forma direta ou indireta tenha ligação com a empresa;

6. Ser empreendedor com visão prospectiva, ou seja, atuar com antecipação de tendências, ter visão de futuro no que tange o interesse de consumo e expectativa dos clientes, além de estar sempre antenado com as inovações desse mercado;

7. Além destas características acima listadas, o empresário de loja de moda íntima tem que ser uma pessoa extremamente criativa, sempre com capacidade de sugerir ou mesmo criar formas inovadoras de estilo de se vestir, tendo como foco e objetivo de estar sempre a frente de seus concorrentes.

As características indicadas são apenas direcionamentos, isto não quer dizer que um empreendedor que talvez não se sinta com tais características tenha que desistir de investir neste novo negócio.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Como montar uma loja de lingerie. Disponível em: . Acesso em: 01 fevereiro 2010.

Pólo da moda íntima nova friburgo e região. Disponível em: . Acesso em: 02 fevereiro 2010.

Lingerie agora é roupa principal. Disponível em: . Acesso em: 04 fevereiro 2010.

Balcão de atendimento http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135740347-balco-de-atendimento-cromado-c-vidro-temperado-_JM
Arara http://www.mmexpositores.com.br/produto/154/PRD/Arara-para-lingerie-RT-2-Reguas.aspx
Provadores http://www.mmexpositores.com.br/categoria/48/Provadores.aspx
Prateleira http://www.mmexpositores.com.br/produto/429/PRD/Prateleira-fixa-Steel.aspx
Estante http://www.mmexpositores.com.br/produto/727/PRD/Estante-Balcao-Milano.aspx
Manequim feminino http://www.mmexpositores.com.br/produto/893/PRD/Manequim-feminino-turbinado.aspx
Manequim masculino http://www.mmexpositores.com.br/produto/507/PRD/Duble-Masculino.aspx
Espelho http://comprar.todaoferta.uol.com.br/espelho-160-x-050m-W4XJLIPSKS#rmcl
Calculadora
http://www.americanas.com.br/AcomProd/5359/324861
mesa http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?Codmer=2202805&Midia=12
cadeirahttp://www.gazin.com.br/loja/detalhe.php?cod_P=25281&parc=NTk=&utm_source=Buscape.com.br&utm_campaign=buscape

FIM.

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